Começa amanhã a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe 15/04/2020 - 16:00

Começa amanhã a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe
A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa amanhã (16) e segue até o dia 09 de maio.

Nesta fase serão considerados grupos prioritários para a imunização os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, além de indígenas.

A previsão da Secretaria da Saúde do Paraná para esta etapa é de entregar aos municípios cerca de 906.622 doses da vacina, por meio das 22 Regionais de Saúde. O primeiro lote, com cerca de 273 mil doses começou a ser distribuído no início desta semana para abastecimento nas 399 cidades do estado. Até o final da tarde de hoje todos deverão estar com os estoques em dia.

“O Paraná segue orientando para que as secretarias municipais promovam estratégias de vacinação com apoio e parceria de empresas, entidades e instituições, principalmente escolas e faculdades, que neste momento estão sem aulas. Nosso objetivo é que a campanha de vacinação aconteça além dos postos de saúde, evitando filas e aglomerações no momento da busca pela vacina e que o Estado conquiste cobertura acima de 90% da população estimada em 2,879 milhões”, explica o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

O secretário disse ainda que a vacina da gripe é segura . “Salientamos que esta vacina não previne contra a infecção pelo coronavírus; porém a dose previne quadros graves da gripe de possíveis internações por alguns tipos de síndrome respiratória aguda grave. Uma vez protegida contra a gripe a pessoa reduz a chance de adoecer e procurar atendimento médico e hospitalar”, ressaltou Beto Preto.

Balanço – Na primeira fase da campanha, que começou no dia 23 de março e segue até amanhã, o Paraná aplicou aproximadamente 1,487.155 milhão de doses para uma população de 1,429.775, entre idosos e trabalhadores da área da saúde, estabelecidos como público-alvo desta etapa.

Até o momento, 92,99% dos idosos e 77,89% dos trabalhadores da área da saúde foram imunizados.

209 municípios do estado atingiram mais de 100% da população de idosos vacinada.

“Ainda são dados preliminares, pois ainda temos pessoas sendo vacinadas nestas faixas etárias e ressaltamos que os calendários são estabelecidos para organizar e incentivar estratégias de cobertura em massa. Mas, a vacinação pode ser feita sempre no período todo da campanha; inclusive neste ano, tivemos a antecipação em um mês devido a situação pandêmica do coronavírus”, afirmou a chefe do Programa de Imunização da Sesa, Vera Rita da Maia.

Uma terceira fase da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza esta prevista para início em 9 de maio e terá como população-alvo os professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.