Complexo da Mulher do Hospital do Trabalhador será referência no Paraná 18/03/2019 - 17:10

Reunião HT Caixa
O presidente da Caixa Econômica Federal ,Pedro Duarte Guimarães, visitou neste final de semana, o Centro de Excelência em Atenção à Mulher do Hospital do Trabalhador, e disse que a obra se enquadra exatamente no foco da instituição financeira “de atender a população mais carente com investimentos em infraestrutura básica”.

A visita foi acompanhada pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e pela diretoria do HT, que faz parte das unidades próprias do estado e é referência na área materno-infantil com 250 partos e mais de 1.600 atendimentos obstétricos/mês.
A obra estrutural contou com investimentos de cerca de R$ 5,6 milhões da CEF, além dos investimentos de R$ 13,1 milhões do estado, que está aplicando ainda R$ 12 milhões na compra de equipamentos.

Complexo Exclusivo para a Mulher - O Centro de Excelência aumentará a capacidade de leitos do HT de 222 para 302 e até o final do ano ele estará em pleno funcionamento. O espaço abrigará serviços de assistência ao ciclo de gestação da mulher em todos os níveis de complexidade, emergências cirúrgicas ginecológicas, banco de leite materno, serviços de reprodução assistida e de atendimento à violência contra a mulher.
“A violência contra a mulher é um assunto relevante e aqui temos um centro preparado para fazer este atendimento com as garantias de segurança e qualidade”, disse Beto Preto.

O diretor geral do HT, Geci Labre de Souza Junior, explicou que o Centro de Excelência de Atenção à Mulher garantirá atendimento de qualidade dentro das políticas da humanização e segurança assistencial, com o objetivo de diminuir os índices de morte materno-infantil no Paraná. “A própria visita da Caixa mostra a importância da obra e podemos afirmar que trata-se do mais qualificado complexo de atendimento à mulher do Paraná e do país, com equipe profissional especializada e equipamentos de última geração”, afirmou.

Segundo a diretora técnica, Márcia Krajden, a fase agora é de treinamento das equipes profissionais, criação e instalação de protocolos assistenciais e checagem dos equipamentos. “Estamos realizando um sonho que tem o propósito de salvar vidas; temos aqui diferencias que vão desde o parto na banheira, como opção de humanização, até unidades de alta complexidade, como UTIs para gestantes de risco e para recém-nascidos considerados de grande prematuridade, com peso inferior a 1 quilo”, explicou a médica ginecologista.

OBRA ESPECIAL – Depois da visita o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, reafirmou o diferencial do anexo da mulher construído junto ao HT. “Ficamos impressionados pela qualidade final do projeto. A Caixa busca investir em obras com retorno social como Centro de Excelência do Hospital do Trabalhador”.

O secretário Beto Preto agradeceu a diretoria e equipe do HT pela gestão do projeto e à direção da Caixa Econômica pelo apoio e visita. “Tivemos total sintonia com a Caixa e já estudamos novas parcerias. O Governo Ratinho Junior quer ampliar os investimentos na área da Saúde; vamos duplicar o tamanho do Pronto Socorro do HT, que é referência no estado. É uma oportunidade única de termos grandes avanços em um hospital 100% SUS com gestão de recursos dos governos federal, estadual e municipal.” enfatizou o secretário da saúde do Paraná.