Diálogo entre municípios e estado é destaque em reunião da Comissão Intergestores 05/06/2019 - 14:10

IMAGEM
O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, fez hoje (05) a abertura da 3ª Reunião Ordinária da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), em Curitiba, e destacou “a importância e o comprometimento dos municípios na construção e implantação das políticas públicas que, nesta gestão, estão voltadas para a regionalização”.

Participaram da reunião gestores da secretaria de estado da Saúde, equipes técnicas, diretores e integrantes do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/PR), Conselhos Regionais de Secretários Municipais (Cresems), gestores municipais e diretores das regionais de Saúde.

O secretário Beto Preto informou que o governo do Estado vem mantendo todos os compromissos financeiros “herdados” da gestão anterior, mas que os programas passam neste momento por revisão para mensurar a assertividade e a qualidade dos serviços prestados. “Estamos fazendo um esforço muito grande para manter todos os pagamentos em dia, tanto para os municípios quanto aos prestadores de serviços, mas também estamos revendo e avaliando todos os programas, principalmente no quesito incentivo financeiro, pois precisamos da garantia da aplicação correta desses recursos”, afirmou o secretário da Saúde.

A presidente do COSEMS/PR, Cristiane Pantaleão, disse que os municípios compartilham do mesmo objetivo para que a Saúde funcione de forma correta no Paraná. “O apoio técnico e financeiro que os municípios recebem neste momento fazem a diferença na prática da Saúde, mas também temos o interesse de que os programas sejam revisados”.

“Esta é a importância das reuniões permanentes com os gestores: chegar ao objetivo comum e qualificar cada vez mais as ações do Sistema Único de Saúde no Paraná, sempre de forma transparente e focada no atendimento da população”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

Balanços – Na reunião da CIB foi apresentado balanço da atuação do Paraná na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. O estado apresenta até o momento 83,8% de cobertura vacinal.

“Agradecemos o empenho de todas as equipes que atenderam a população neste trabalho de imunização”, disse o secretário Beto Preto. O Paraná aponta que 47 municípios superaram a meta de cobertura vacinal em todos os grupos prioritários estipulados pelo Ministério da Saúde.

As ações de combate à dengue também foram discutidas no encontro com recomendação da Sesa para reforço na mobilização social nos municípios para eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Estudo elaborado por técnicos da secretaria mostra que a maior parte dos focos está nos quintais das residências e que o trabalho de limpeza precisa ser feito ainda este ano para evitar epidemia forte no próximo verão.