Governo autoriza funcionamento de 30 novos leitos em Laranjeiras do Sul exclusivos para Covid-19 25/05/2020 - 18:00

Os 30 novos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 foram disponibilizados pela Secretaria da Saúde do Paraná a partir desta segunda-feira (25) e já estão atendendo no Instituto São José, de Laranjeiras do Sul. São dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva e 20 leitos de enfermaria que passam a constar da Central de Regulação do Estado do Paraná.

“São leitos estratégicos para a região Centro-Oeste do estado e atenderão cerca de 70 mil habitantes que fazem parte da Assiscop, que é o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná; hoje são leitos exclusivos para Covid-19 e servirão de referência para a região. Mas, após pandemia, deverão permanecer ativos para a assistência especializada, pois a regionalização dos serviços de saúde é a meta da nossa gestão, seguindo a orientação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Hoje, a equipe da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava fez a auditoria e vistoria final da estrutura dos leitos para liberar o funcionamento.

O valor de custeio mensal dos leitos é de cerca R$ 420 mil e passa a ser feito por meio de contrato, a partir de hoje, pela Sesa. Além da remuneração da equipe profissional, o contrato inclui medicamentos, insumos equipamentos de proteção e a manutenção geral.

O prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, disse que a ativação dos leitos representa grande avanço para a saúde regional “O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Saúde, realiza um sonho antigo da região que não tinha leitos de UTI via o SUS”, disse o prefeito.

“Os equipamentos já haviam sido adquiridos anteriormente, também em parceria com a Sesa, em 2018, mas não haviam sido ativados”, relata o prefeito. “Agora temos uma salvaguarda, ao longo do tempo muitas vidas foram perdidas na estrada buscando leitos de UTI a 140 e até mais quilômetros de distância; muitas vezes não dava tempo de chegar; então a data de hoje é um marco para a saúde da região. Este 25 de maio é um dia histórico, uma guinada na saúde pública da nossa região”, completou o prefeito.

Fazem parte da Assiscop os municípios de Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Nova Laranjeiras, Marquinho, Virmond e Rio Bonito de Iguaçu.

Leitos – A região macro Oeste do Estado, onde estão inseridos os municípios da Assiscop, conta hoje com 71 leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, com taxa de ocupação de 38%; além de 131 leitos de enfermaria clínica, com taxa de 21% de ocupação.