Governo do Estado anuncia a construção de Ambulatório de Especialidades em Jacarezinho 09/05/2019 - 10:50

secret
O governador  do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, e o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, anunciam nesta sexta-feira (5), a construção do novo Ambulatório de Especialidades em Jacarezinho, no Norte Pioneiro.

O evento será no Conjunto Amadores de Teatro (CAT), às 11h30. Na solenidade também acontecerá autorização para o início do processo de licitação da obra que terá três mil metros quadrados.

“Estamos cumprindo o compromisso de levar o atendimento especializado mais próximo das pessoas. O Governo do Estado investirá  R$ 9 milhões na construção do Ambulatório, que atenderá cerca de 228 mil habitantes da região”, afirma o Governador Ratinho Junior.

Segundo o secretário, a logística do atendimento será gerenciada pelo Cisnorpi, Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro. “Os consórcios promovem o fortalecimento da saúde regional e o Governo Ratinho Junior está ampliando essas parceiras. Queremos diminuir as distâncias e aumentar a oferta do atendimento especializado em todas as regiões, explica Beto Preto.

O prefeito de Ribeirão Claro, Mário Augusto Pereira, que preside o Cisnorpi, confirmou que além da população, as prefeituras também  serão beneficiadas com a redução das despesas com transporte de pacientes. “Hoje, cerca de 156 mil atendimentos são terceirizados anualmente e os pacientes são transportados para Londrina, Curitiba, Apucarana e Arapongas. Estas viagens são custeadas pelos municípios”, disse.

Obra - O terreno para instalação do Centro de Especialidades, de 9.400 metros quadrados foi doado pelo município de Jacarezinho, que também desenvolveu o projeto de engenharia.

O Ambulatório prestará atendimento em 20 especialidades médicas, além de exames de diagnóstico e de imagens, odontologia, fonoaudiologia e serviço de atenção especializada nas áreas de doenças sexualmente transmissíveis, HIV e AIDS. Abrigará ainda -  unidade dispensadora de medicamentos, serviço social para atendimento e fornecimento de órteses e próteses e os programas de prevenção da diabetes e de redução na progressão da insuficiência renal crônica.

O Ambulatório terá 25 consultórios médicos, oito odontológicos, 17 salas de exames e diagnósticos, um laboratório de prótese dentária, laboratório de análises clínicas, farmácia e sala para pequenas cirurgias.