Hospital do Trabalhador fará mutirão de cirurgias labiopalatais 23/04/2019 - 19:30

caif
O mutirão de cirurgias labiopalatais será amanhã (24) e prevê 20 cirurgias plásticas reparadoras realizadas no Centro de Atenção Integral ao Fissurado Labiopalatal (CAIF), no Hospital do Trabalhador. As instituições integram a rede de unidades próprias da Secretaria da Saúde do Paraná.

O mutirão faz parte da agenda da 35ª Jornada Sul-Brasileira de Cirurgia Plástica, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que acontece em Curitiba, entre os dias 25 e 27 de abril.
Durante o evento, outros hospitais de Curitiba, Ponta Grossa e Londrina realizarão mutirões de cirurgias plásticas dentro de suas especialidades. Ao todo 100 pacientes serão beneficiados com cirurgias plásticas, reparadoras e construtivas.

CAIF - As cirurgias no Hospital do Trabalhador começam às 8 horas e atenderão crianças e adolescentes em tratamento no CAIF, com idade entre 4 meses e 15 anos. “Este trabalho oportuniza a redução na fila de espera por procedimentos cirúrgicos reparadores, em especial portadores de deformidades congênitas da face”, informou o diretor geral do HT, Geci Labres de Souza Junior.

O mutirão vai envolver médicos especialistas e equipe de enfermagem do HT que vão operar em 3 salas cirúrgicas durante todo o dia.

O CAIF é referência nacional em reabilitação e tratamento de anomalias craniofaciais, entre as quais se incluem as fissuras labiopalatais. No Brasil, segundo pesquisa da Universidade de São Paulo, a cada 650 nascimentos, um apresenta o problema.