Municípios destacam a importância do Seminário Estadual sobre Imunização 13/11/2019 - 13:30

imuniza
Os 1.200 profissionais que participam do 1o. Seminário Estadual sobre Imunização recebem hoje (13) orientações e informações dos técnicos do Ministério da Saúde, sobre atualização do Calendário Nacional de Vacinação e sobre o Programa Nacional de Imunização (PNI).

O evento acontece em Curitiba; foi aberto ontem (12) e segue até amanhã (14), reunindo profissionais que trabalham nas áreas da Vigilância e da Atenção Primária à Saúde.
O objetivo é aumentar a cobertura vacinal no Paraná e atingir a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde.

Na abertura do evento ontem, o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, ressaltou que o objetivo do Seminário Estadual é sensibilizar  os servidores sobre a importância das vacinas e do papel que eles exercem como profissionais que atuam na linha de frente, em contato direto com a população. “Nosso objetivo é mobilizar e motivar estes profissionais para que eles sejam nossos interlocutores e levem para cada cidadão a informação correta e atualizada sobre cada uma das vacinas disponibilizadas da rede do estado”, destacou o secretário Beto Preto.

Municípios – Participam do evento profissionais  dos 399 municípios do estado.

“É um momento importante de conscientização sobre o que cada profissional aqui presente pode fazer em seu município, ajudando a população a se proteger e prevenir doenças”, afirmou a coordenadora de Imunização de Maringá, Edlene Goes; “com a parceria das áreas e o comprometimento de todos vamos obter melhores índices de cobertura vacinal no próximo levantamento nacional”, complementou.

Sonia Fernandes, coordenadora municipal de Imunização de Londrina, disse que a mobilização de todo estado é fundamental para o aumento da cobertura. “Muitos fatores leveram a queda desta cobertura em todos os municípios; a informação e a integração são fundamentais para que possamos retomar a condição de excelência do Paraná, com bons números na vacinação”, afirmou.

“Esta oportunidade, de receber a informação  atualizada e levar isso para os municípios,  é fundamental para que a vacinação aconteça”, disse a representante do município de Colombo, Angelita Muniz.

A representante do município de Guramiranga, com 8.500 habitantes, também ressaltou a importância do evento. “E o momento de fortalecermos a vacinação como meio mais eficaz de proteção e passarmos as informações recebidas aqui para os moradores da nossa cidade”, disse Neurice Rodrigues.

A coordenadora de inunobiológicos da Secretaria Municipal de Curitiba, Léia Regina da Silva, destacou que a vacinação é um dos temas mais importantes para os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde. “A necessidade de discutir e de se atualizar é imensa, ainda mais neste  período marcado pela  volta de doenças praticamente erradicadas. Curitiba participa deste seminário com mais de 100 profissionais que voltarão ainda mais capacitados para as unidades de saúde”, salientou.

“Vamos chegar no nosso município e já  colocar em prática novas estratégias. Também vamos rever as cadernetas de vacinas da nossa população, fazer busca ativa e levar a informação de que a vacina é segura, eficaz e a forma correta de proteção”, afirmou a enfermeira Márcia Pereira de Souza, do muncípio de São João do Triunfo, que hoje tem aproximadamente 14 mil habitantes.

Ações -  “Além da realização do Seminário Estadual,  a SESA organiza a rede de educação permanente sobre vacinação, oferecendo  cursos e capacitações para os servidores”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.
O primeiro curso da grade de educação continuada foi ministrado na semana passada para 56 profissionais que atuam na Regional de Saúde do Litoral e, na próxima semana, começa a ser aplicado para os 420 profissionais da Regional Metropolitana. “Em 2020 ampliaremos para todas as Regionais de Saúde do Estado”.