Nova gestão do Hospital Regional do Litoral completa 100 dias com melhorias de estrutura e mobiliário 18/11/2019 - 12:20

HRL
Há mais de 10 anos sem receber os devidos reparos, o Hospital Regional do Litoral (HRL) vem passando por melhorias estruturais e mobiliárias que deixarão o local mais apropriado ao atendimento dos pacientes e usuários que precisam dos serviços hospitalares.

A nova direção do HRL completou 100 dias de trabalho e a proposta inicial acordada entre o novo diretor, Giovani de Souza, a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas) e o secretário de Estado de Saúde Beto Preto, foi a reestruturação e engenharia tanto assistencial quanto operacional e predial de infraestrutura geral da unidade.

“Estamos recuperando estruturas no Estado, fazendo reparos e atendendo necessidade de readequação dos espaços. É preciso colocar o atendimento de saúde para funcionar e isso passa também pela ação na infraestrutura dos hospitais. Equipar a unidade é fundamental, mas mais do que isso, garantir um local humanizado e de acolhimento das pessoas é respeito ao cidadão que necessita do poder público num momento de fragilidade”, afirmou Beto Preto.

A Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas) é a responsável pela gestão do Hospital Regional do Litoral. Desde o início do ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Fundação, repassou 30 camas elétricas, 20 cadeiras poltronas para acomodação dos pacientes e monitores multiparamédicos para o Pronto Socorro. Também estão sendo realizadas a manutenção da infraestrutura, lavagem interna e externa do prédio, pintura das paredes e a a UTI neonatal e a ala materna receberam desenhos lúdicos que deixaram as acomodações mais coloridas e agradáveis. As rampas de acesso estão sendo pintada. “Como somos um hospital de referência para toda a região litorânea, nada mais justo que ilustrar nas paredes a 1° Regional de Saúde e os sete municípios que compõem o litoral”, relatou Souza.

Leveza - Franciele Rosário Galdino, que trabalha no HRL há 9 anos, é a autora e artista responsável pelos desenhos da UTI neo natal, da ala materna e agora das rampas de acesso. Ela revela que se sente realizada em poder contribuir para o bem estar dos pacientes que precisam ficar no hospital. “Ninguém gosta de ficar em um hospital. E poder deixar o ambiente mais leve, agradável, alegre e acolhedor não só para os pacientes e familiares, como também aos servidores e colaboradores que trabalham aqui, me deixa muito feliz”.

Todas as ações de melhoria são pensadas para que a população tenha o  atendimento mais adequado e próximo à direção do hospital. “Queremos que o HRL seja referência não só assistencial como também humanizada e criamos um canal de comunicação direto entre a direção-geral e os usuários do hospital. Isso tem melhorado muito os nossos indicadores, tudo isso faz parte da proposta de trabalho da nova direção, humanizar o atendimento, criar um canal de acesso mais efetivo e melhorar o aspecto visual do hospital”, finalizou o diretor.