Ouvidoria do Paraná é exemplo para outros estados 29/11/2019 - 18:40

ouvidoria_
A Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná funciona há oito anos e já registrou mais de 115 mil manifestações. O serviço do Sistema Único de Saúde tem como objetivo ser a ponte entre o usuário SUS e a gestão pública da saúde. No Paraná são mais de 500 ouvidores que atuam pela secretaria estadual em hospitais e unidades próprias do Estado, nos municípios, consórcios intermunicipais e em hospitais que prestam serviços SUS.

A ouvidora geral da Saúde do Amapá, Eva Katarina da Silva Rodrigues de Carvalho, acompanhou as atividades da equipe da Ouvidoria do Paraná para conhecer de perto como funciona o setor. “Eu quis conhecer e acompanhar o trabalho da ouvidoria do Paraná, para ver de pertinho o que eu poderia pegar aqui de bom e levar para o meu estado. A ouvidoria do Paraná é um modelo para nós, ouvidores de outros estados”, comentou a ouvidora do Amapá.

O ouvidor geral da Saúde do Paraná, Yohhan Garcia de Souza, afirmou que a parceria entre os colegas de outros Estados fortalece a rede nacional de ouvidorias do SUS que é cuidada pela Ouvidoria do Ministério da saúde e reflete em serviços para os usuários. “Penso sempre que queremos melhorar os serviços para os usuários, esse é o nosso objetivo enquanto ouvidor do SUS. Se estamos um pouco a frente, é nosso dever mostrar o caminho que já percorremos para quem precisa. A nossa colega Eva percebeu aqui que os problemas da ouvidoria no estado dela, são os mesmos que tivemos e ainda temos por aqui, o que muda é a logística, a quantidade, mas as questões em si são as semelhantes.”

No Paraná, todos os 399 municípios possuem um setor de ouvidoria e outras 125 estão localizadas nas outras instituições. Todo cidadão usuário do Sistema Único de Saúde pode fazer parte da gestão pública de saúde com elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncias.

Os contatos para registrar uma manifestação são:
Site: http://xoops.celepar.parana/migracao/sesa_saude/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2782
Telefone: 0800 644 4414
WhasApp: 413330 4414
Endereço em Curitiba: Rua Piquiri, 170 – Bairro Rebouças.