Paraná discute cooperação com a Dinamarca na área de saúde 05/09/2019 - 12:00

dinamarcatodos
O secretário da Saúde, Beto Preto, recebeu o embaixador extraordinário da Dinamarca no Brasil, Nicolai Prytz, para uma reunião na Sesa em Curitiba nesta quarta-feira (5). Entre a pauta foi tratada a cooperação entre o País Nórdico e o Paraná na área da saúde.

“A possibilidade de cooperação que essa conversa abriu é excelente para o futuro. Tratamos de assuntos relevantes para os paranaenses, como o tratamento do diabetes e também o envelhecido da população”, mencionou o secretário Beto Preto.

O embaixador Nicolai Prytz, destacou que o Brasil, em especial o Paraná, é um grande parceiro de cooperações na área da saúde. “O setor de saúde sempre tem desafio e nunca acaba e sempre queremos prover mais saúde, com menos recurso. E percebemos que o desafio que tem aqui, temos também na Dinamarca”.

O governo da Dinamarca já trabalha com cuidados para a população mais idosa. E esse é um dos aspectos que o secretário Beto Preto pretende estreitar a relação para o Estado. “Queremos boas estratégias para o Paraná e na questão do envelhecimento, a Dinamarca já realiza um trabalho modelo. Por isso nossa expectativa é ampliar esse fluxo de conhecimento para criar boas políticas e práticas da saúde para nossa população. Tendo como modelos o que já funciona, como o exemplo dos dinamarqueses. Trabalhar nessa linha, é o que nosso governador Ratinho Júnior pretende para um estado com mais inovação e desenvolvimento”.

Participaram da reunião: o cônsul-geral da Dinamarca em São Paulo, Nikolaj Fredsted; o cônsul honorário da Dinamarca no Paraná, Pedro Luiz Fernandes; Lívia Aragão Dantas, Oficial de Comércio e Economia da Embaixada da Dinamarca; Cesar Neves, assessor especial do gabinete da Sesa e Henrique Barbosa, assessor do gabinete.