Paraná recebe mais 528 mil doses da vacina contra a gripe para a segunda fase da campanha
20/04/2020 - 17:30

Boletim Influenza
A Secretaria da Saúde do Paraná recebeu hoje (20) do Ministério da Saúde mais um lote com 528 mil doses da vacina contra a Influenza. A entrega para as 22 Regionais de Saúde começa na quarta-feira, dia 22. São as regionais que fazem a distribuição proporcional para os 399 municípios do estado.

A segunda fase da campanha nacional da vacina contra a gripe teve início na última quinta-feira, dia 16, e se estenderá até o dia 9 de maio, com prioridade para imunização de profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, povos indígenas e caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Na véspera do início desta segunda fase, a Sesa já distribuiu outras 543 mil doses da vacina para todos os municípios. Com o lote recebido hoje, o estado soma 1,071 milhão de doses para esta fase.

A população-alvo estimada para esta fase é de cerca 906 mil pessoas. “Temos vacina suficiente para o público estabelecido pelo Ministério da Saúde e recomendamos que as secretarias municipais realizem a vacinação além dos postos de saúde em pareceria com escolas, igrejas, centros sociais e outras instituições. É importante ampliarmos a oferta da vacina para que mais pessoas sejam imunizadas”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Na primeira fase da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza o estado vacinou 1,420 milhão de pessoas, entre trabalhadores da área da saúde e idosos.

Entre os idosos, a cobertura vacinal atingiu 101,81%, ou seja, de uma população estimada em 1,100 milhão, a imunização foi acima com 1,205.667 milhão de doses aplicadas. Entre os trabalhadores da saúde, a cobertura foi de 87,44%, com cerca de 214 mil doses aplicadas.

Parcerias – Para esta fase da campanha, visando atingir caminheiros e motoristas, a secretaria estadual da Saúde fechou parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat), Polícia Rodoviária e postos de combustíveis com bandeira Shell. Os municípios podem contar com apoio destas instituições e empresa para ampliação da vacinação.

Para a vacinação dos portuários, a Sesa realizará parceria com o Sest-Senat, Conselho Regional de Enfermagem do Paraná , Portos de Paranaguá e secretaria municipal de saúde de Paranaguá. O Ministério meta é atingir 90% dos trabalhadores

Boletim Influenza – A Sesa atualizou hoje os dados sobre a Influenza no estado no período de 29/12/2019 a 17 de abril deste ano confirmando 77 casos, sendo 55 casos de Influenza A (H1N1), um caso de A (H3) sazonal, um caso de Influenza A não subtipado, e 20 casos de Influenza B.

Foram registrados 14 óbitos por Influenza neste período epidemiológico.

Em 2018 foram 668 casos de Influenza, com 113 óbitos e, em 2019, foram 695 casos confirmados, com 133 óbitos.

A vacinação anual contra a Influenza é a principal medida utilizada para se prevenir a doença, “porque pode ser administrada antes da exposição ao vírus e é capaz de promover imunidade durante o período de circulação sazonal, reduzindo o agravamento da doença”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr.

“Esta vacina não imuniza contra o coronavírus, mas neste período de pandemia ela reduz os casos os casos de internação por Influenza e isso dá retaguarda à população em relação à proteção contra a gripe”, afirma a coordenadora.