Paraná registra 22.946 casos confirmados de dengue em 12 meses 30/07/2019 - 16:00

ÁGUA PARADA
A Secretaria da Saúde do Paraná consolida os dados sobre o período sazonal da dengue monitorado entre 29 de julho de 2018 até 30 de julho deste ano, completando 44 boletins semanais epidemiológicos sobre a doença.

“Estamos encerrando mais um ciclo de acompanhamento dos casos de dengue e outras arboviroses. Mas as ações de Vigilância e combate ao mosquito transmissor da dengue seguem em todo Estado e da mesma forma seguiremos com o monitoramento para o novo período de 2019/2020”, explica a coordenadora da Divisão de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte.

“Neste momento, nosso pedido é para que a população não baixe a guarda no combate ao mosquito Aedes Aegypti, pois é exatamente agora, no inverno, que devemos observar atentamente e eliminar os criadouros que podem estar próximos, mas em lugares não tão comuns como o pneu velho no quintal ou o prato do vasinho de planta”, destacou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Recomendação - A orientação da Secretaria Estadual da Saúde é para que se observe todos os tipos de criadouros. “Precisamos verificar o fechamento correto das caixas d´água e não deixar “respiros”; verificar também antenas parabólicas, grades e portões, troncos ocos de árvores, objetos que ficam acumulados nos quintais e terrenos baldios, além de ralos e vasos sanitários de residências que estão fechadas, como casas de praia. Estes são apenas alguns exemplos; todo o local que pode acumular água deve ser investigado. Os ovos do mosquito Aedes Aegypti permanecem viáveis por até 450 dias e, no momento que encontram as condições ideais, como na mudança para a próxima estação, eclodem, se transformam em larvas e depois em mosquitos”, descreve a coordenadora Ivana Belmonte.

O médico Enéas Cordeiro de Souza Filho, da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesa, alerta para a possibilidade de aumento do número de casos de dengue no próximo ciclo. “O risco é alto devido a circulação do novo sorotipo do vírus da dengue, o Den-2. Pessoas infectadas por subtipos diferentes em um período anterior podem evoluir para formas mais graves da dengue. Por isso reafirmamos que este é o momento da eliminação dos criadouros”.

Consolidação de dados - O Paraná encerra o período com 22.946 casos confirmados de dengue, sendo que 22.360 são considerados autóctones; o que significa que as pessoas contraíram a dengue no município onde residem.

As 22 Regionais de Saúde do Estado registram casos da doença; 96 municípios atingem hoje o patamar de epidemia de dengue e 57 estão em alerta.

O Estado registrou neste ciclo de monitoramento 23 óbitos por dengue. Foram 29 casos confirmados de chikungunya e 5 de zika vírus.

Apesar do encerramento do período, os dados do Boletim Semanal Epidemiológico nº 44 estão sujeitos a atualizações em função da finalização de investigação de casos.