Paraná será destaque no Congresso Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis 20/09/2019 - 14:50

Vertical
O município de Curitiba recebe mais uma vez a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV durante o XII Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis, que acontece de 22 a 25 de setembro, em Foz do Iguaçu. A novidade, neste ano, é que Umuarama também será reconhecida com o mesmo título. São as únicas cidades brasileiras a conquistarem esta certificação.

A capital paranaense já recebeu o título em 2017, sendo a primeira cidade no país a eliminar a transmissão do vírus de mãe para filho.

Para conceder o reconhecimento, especialistas da área avaliaram resultados das ações desenvolvidas pelos serviços de saúde das cidades atendendo aos critérios estabelecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

São elegíveis à certificação municípios com mais de 100 mil habitantes e os tópicos avaliados incluem a qualidade dos programas e serviços de saúde; da vigilância epidemiológica; dos laboratórios; e das questões referentes ao respeito dos direitos humanos, igualdade de gênero e participação da comunidade.

“As certificações representam o reconhecimento ao trabalho dos profissionais de saúde dos serviços municipais, estadual e federal e, juntos, seguiremos este grande desafio da saúde pública, que é a prevenção à AIDS. A transmissão vertical é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil e o diagnóstico precoce e a atenção adequada no pré-natal reduzem as ocorrências”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Indicadores - Entre os indicadores avaliados está a taxa de incidência de novas infecções de HIV em menores de 2 anos, que deve ser menor ou igual a 0,3 pelo período consecutivo de 3 anos consecutivos. Umuarama não registra casos desde 2010 e Curitiba apresenta índice abaixo do preconizado pelas organizações de saúde, considerando as características populacionais do município, em torno de 2 casos de transmissão em um ano.

Outro indicador avaliado é o de cobertura mínima de consultas às gestantes no pré-natal. A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) preconiza e orienta os serviços municipais de saúde para que a testagem da presença do vírus do HIV aconteça já na primeira consulta do pré-natal da gestante.

Nos dois municípios que receberão certificação a cobertura do pré-natal com 4 consultas ou mais ultrapassa o índice de 97%.

“Se a mãe receber o devido acompanhamento, a chance de o bebê nascer com HIV é menor que 1%. Por isso a importância do controle para o nascimento seguro, evitando que a criança seja infectada”, salienta a chefe da Divisão de IST/AIDS, Mara Carmen Franzoloso.

“A Sesa apoia as ações de prevenção combinada priorizando o acesso ao diagnóstico e tratamento em tempo oportuno. Entre as ações, os profissionais da saúde atuam na orientação e acompanhamento da gestante, reforçando a importância da adesão à terapia com atirretrovirais, medicamentos de acesso gratuito, que impedem a multiplicação do vírus no organismo e evitam a transmissão vertical do HIV”, destaca Mara Franzoloso.

“Com a certificação, podemos avaliar positivamente a qualidade da assistência ao pré-natal, do parto e do puerpério e acompanhamento da criança e do fortalecimento das intervenções preventivas realizadas pelos serviços municipais de saúde com apoio das Regionais de Saúde”, afirma a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Evento - Além do Congresso Brasileiro de DSTs, o evento abrigará o VIII Congresso Brasileiro de AIDS e III Congresso Latino Americano de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV e AIDS.

Representantes da Secretaria Estadual da Saúde também vão ministrar cursos e palestras durante os eventos.