Pela sexta semana, Paraná segue sem novos casos de sarampo
04/06/2020 - 20:00

O informe epidemiológico do sarampo divulgado nesta quinta-feira (04) não apresenta novos casos confirmados da doença. Esta já é a sexta semana sem registros do sarampo no Estado.

Os 11 casos confirmados são de amostras coletadas em períodos anteriores e que estavam em processamento no Laboratório Central do Paraná.

O monitoramento no começou em agosto de 2019, quando foi confirmado o primeiro caso após 20 anos sem registros da doença no Estado. O boletim totaliza hoje 3.427 casos notificados, sendo 1.176 casos confirmados e nenhum óbito.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, enfatiza a importância da vacina para que o bloqueio e a prevenção sejam efetivos.

“O vírus do sarampo ainda circula no Paraná, precisamos de 90 dias sem novos registros para que o Estado saia da situação de surto. Para isso, é preciso vacinar o maior número de pessoas possível, mesmo com várias semanas sem novos casos. A campanha de vacinação contra o sarampo segue até o próximo dia 30 em todas as unidades de saúde do Estado”.

CAMPANHA – A vacina contra o sarampo é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. A campanha abrange a faixa etária de 20 a 49 anos e está disponível em todas as Unidades de Saúde do Estado.

SINTOMAS – Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarréia também podem ocorrer. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.