Roda de conversa discute os cuidados sobre acidentes domésticos 03/05/2019 - 16:50

AD
Acidentes domésticos são mais comuns do que se imagina. A boa notícia é que, em grande parte dos casos, esse tipo de ocorrência pode ser evitado com algumas medidas simples. A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, em ação conjunta com a Secretária de Estado da Justiça e Cidadania e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia-Pr, promove no próximo dia 06 de maio, às 10h, a web conferencia Roda de Conversa sobre Acidentes Domésticos. O encontro foi motivado pelo XXV Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico, que será realizado de 9 a 11 de maio, em Curitiba tendo como tema central Acidentes domésticos.

Alguns objetos e situações caseiras que parecem simples e sem riscos podem representar uma ameaça para crianças curiosas, idosos e até para adultos desatentos.

Segundo a Coordenadora da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso, da SESA, Adriane Miró “muitos dos acidentes atendidos nos serviços de urgência/emergência ocorrem nos domicílios e não raro com consequências graves e até fatais. Medidas básicas como mudanças ambientais, comportamentais e outras relacionadas a aspectos gerais da saúde podem evitar esse tipo de acidente.”

A roda de conversa terá como moderador o coordenador médico do SIATE, Edison Vale Teixeira Júnior e ainda contará com a participação do médico Eduardo Novak - presidente da Seção Paraná da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o assunto abordado por ele será Acidentes com “Bricolagem”; A médica da SESA Adriane Miró que é Coordenadora da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso apresentará o tema “Acidentes Domésticos com Idosos”; a Pediatra da Divisão de Saúde da Criança e do Adolescente da SESA, Iolanda Maria Novadzki vai colocar em pauta os Acidentes Domésticos com Crianças e por fim a Pedagoga  da SEJUF Adriana de Oliveira que tratará do tema: Aspectos socioculturais dos acidentes domésticos.


O evento poderá ser acessado no link :

http://webcast.pr.gov.br/celepar/eventos/535