SESA reforça capacitação para combate da dengue 27/02/2019 - 16:00

Capacita
Para intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti , a Secretaria da Saúde do Paraná está promovendo uma série de reuniões para capacitação de técnicos, tanto estaduais como municipais, dos municípios que compõem a 12ª Regional da Saúde, que tem sede em Umuarama, no Noroeste do Estado.

A necessidade de treinamento é constante, explica a médica veterinária Ivana Belmonte, da Vigilância Ambiental da SESA, especialmente porque há uma grande rotatividade entre esses funcionários, especialmente municipais.

Segundo ela, a capacitação tem foco especial no levantamento do índice de infestação – a existência de criadouros de mosquitos dentro de imóveis – e no correto preenchimento do sistema de informação SISPNCD. É com base nesses dados que é possível redirecionar ou iniciar novas ações de combate ao mosquito.

O programa de capacitação para atualizar os técnicos da região começou na segunda-feira (25), com os técnicos da Regional de Saúde; e na terça-feira (26) foi a vez dos técnicos municipais. Na tarde desta quarta-feira (27), profissionais de saúde fizeram visita técnica aos municípios de Pérola e Altônia; amanhã irão aos municípios de Ivaté e Icaraíma; e, por fim, a sede da regional, Umuarama, no dia 1º de março.

Criadouros – O pessoal técnico da Secretaria da Saúde alerta também para o papel que a população tem no combate ao mosquito, com orientação do agente de combate a endemias. É preciso acabar com todos os possíveis criadouros – qualquer tipo de água parada – onde as larvas podem se desenvolver.

Entre os criadouros mais comuns estão vasos e pratos de plantas, garrafas pet, copos plásticos, sacolas, latas e outros materiais recicláveis. Também existem outros vilões que nem sempre estão à vista, como calhas entupidas, ocos de árvores, bromélias e bandejas externas de geladeira.