Saúde: Jornada Técnica da Vigilância Sanitária discute inovação e qualidade nos serviços 01/04/2019 - 17:30

Insp
A Secretaria Estadual da Saúde está promovendo nesta semana, em Curitiba, a Jornada Técnica de Inspetores. O evento começou hoje (01) e segue até sexta feira (05), no auditório da Celepar, com cerca de 100 participantes - técnicos da Vigilância Sanitária da SESA, das 22 Regionais de Saúde da Secretaria, do Laboratório Central e de mais 20 vigilâncias municipais. Também participam inspetores representando os estados da Bahia e de Santa Catarina.

O encontro é anual, baseado em resolução da Anvisa, e este ano o tema principal é conhecimento e inovação com foco na qualidade. “Estamos trabalhando um tema totalmente em linha com o compromisso do governador Ratinho Junior”, afirma o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

“Dentro desta inovação, vamos discutir o Sistema de Qualidade e Vigilância Sanitária e também os processos de trabalho de acordo com as diretrizes nacionais. O objetivo é formatar um procedimento único e uniformizar os relatórios da vigilância sanitária de produtos – como insumos farmacêuticos, medicamentos, equipamentos e artigos médico-hospitalares , e expandir a prática de qualidade – com as mesmas ferramentas de monitoramento – para outras áreas como cosméticos, saneantes, alimentos e servicos de saúde”, explica a farmacêutica chefe do Centro Estadual de Vigilância Sanitária da SESA, Luciane Otaviano de Lima.

Na palestra de abertura, o diretor-geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa, Ronaldo Gomes, disse que a meta é levar segurança ao consumidor . “ São produtos e serviços que não são perceptíveis ao usuário, como um medicamento, por exemplo, que precisa da fiscalização em todo seu processo de fabricação, com checagem minuciosa de seus componentes. Da mesma forma isso acontece com alimentos, sangue, e demais produtos. Então, a vigilância é imprescindível como defensora do consumidor”, afirmou.

Jornada – O Paraná está entre os sete estados brasileiros com mais de sete indústrias farmacêuticas em seu território e “por isso nosso esforço em capacitar toda a equipe, no sentido de uma atuação padronizada e de segurança”, complementou o diretor da Anvisa.

Segundo Luciane Otaviano, a SESA já atua com Sistema de Garantia de Qualidade na Vigilância Sanitária. “Isso faz parte de um plano nacional que engloba, inclusive, o Sistema de Acreditação de Vigilâncias Sanitárias no mundo e define ações de livre comércio de produtos, com reflexos para o mercado de exportação”, afirmou.

A inspetora da Secretaria Municipal de Campo Mourão, Talita Azevedo, que participa da jornada técnica, disse que a interação e os novos conhecimentos são fundamentais para o trabalho de campo que a Vigilância Sanitária faz. “Somos os lhos do consumidor e precisamos desempenhar nossa tarefa com segurança”.