Saúde reforça pedido de cuidados com a dengue 17/09/2019 - 19:00

Larvas Mosquito
Durante a reunião do secretariado nesta terça-feira (17), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou o pedido para que a população redobre os cuidados com a dengue neste período pré-verão. Londrina, Paranaguá e Foz do Iguaçu são os municípios que mais despertam atenção.

O informe técnico sobre a situação da dengue e chikungunya emitido pela secretaria monstra que grande parte dos focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados nas residências. Beto Preto ressalta que pequenos cuidados podem romper o ciclo de vida do Aedes aegypti e sua reprodução. “Precisamos controlar o mosquito, mas não aquele combate de apenas um dia por ano. Tem de ser assunto de ordem do dia”, afirmou.

Entre as doenças que o mosquito Aedes aegypti transmite, a dengue é a mais comum no Paraná. A secretaria estadual alerta que a limpeza de terrenos, quintais e também interna da casa, o esvaziamento de depósitos e recipientes com água devem ser feitos com frequência durante todo o ano. Resíduos que não serão reutilizados precisam ser acondicionados de maneira que não se tornem criadouros do mosquito até que sejam coletados para destinação final.