Secretaria da Saúde do Paraná e Anvisa discutem as boas práticas no ciclo do sangue 14/08/2019 - 17:20

INSPETORES
Durante toda esta semana a Secretaria da Saúde do Paraná (SESA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  promovem, em Curitiba, curso de atualização e capacitação sobre as boas práticas no ciclo do sangue, voltado para inspetores de vigilância sanitária. Participam do evento 80 inspetores que atuam na rede estadual e municipal e 32 inspetores vindos de 17 estados brasileiros.

“A qualidade e a segurança dos hemocomponentes, que são os produtos gerados a partir do sangue, devem ser asseguradas em todo o processo, que tem início na captação de doadores e vai até o monitoramento das possíveis reações que um paciente possa apresentar. Este é o objetivo do curso que sediamos no Paraná”, afirmou a coordenadora da Vigilância Sanitária da SESA, Luciane Otaviano de Lima.

Segundo a especialista da Gerência de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa, Christiane da Silva Costa, este curso é realizado anualmente em estados diferentes para que haja integração do sistema nacional. “Buscamos o fortalecimento dos serviços de Vigilância e a oferta de um produto de excelência para os usuários deste sistema. Tanto o sangue, como seus componentes são produtos biológicos, que cumprem função terapêutica e por isso devem estar de acordo com os critérios de segurança e especificação de qualidade”, disse.
A especialista explicou ainda que “os hemocomponentes do sangue não têm registro como os medicamentos e por isso a importância do trabalho da Vigilância Sanitária garantindo a eficácia e a segurança em todos os processos de doações e transfusões”.

Paraná - Há 30 anos a Vigilância Sanitária do Paraná implantou o Sistema de  Controle Hemoterápico, sendo o único Estado que apresenta este modelo de monitoramento. “Este sistema vem sendo constantemente atualizado com a finalidade de melhoria dos serviços ofertados e hoje fazemos, em tempo real, o acompanhamento e o controle de todas as etapas do ciclo do sangue”, destacou a enfermeira do Setor de Vigilância Sanitária do sangue, Tecidos, Células e Órgãos da Sesa, Luciana Aparecida Correa.  A enfermeira ressaltou que o ciclo do sangue abrange serviços de alta complexidade, onde são realizados processos críticos que devem ser desenvolvidos com critérios de Boas Práticas e de acordo com a Legislação vigente. As Boas Práticas incluem ações diárias de controle, inspeção e fiscalização com o foco na menor taxa possível de riscos. Estamos voltados para o receptor, a pessoa que está lá no hospital e vai receber uma bolsa de sangue com qualidade”, complementou.

A diretora do Hemepar, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, Liana Labre de Souza,  também reforçou que o sangue ofertado no Paraná é classificado como seguro.
O Hemepar  é vinculado à Sesa e mantém 23 unidades no estado. A rede é  responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.
“Nossas unidades recebem visitas periódicas de Vigilância Sanitária, com aplicação de roteiros de inspeção e fiscalização. Este trabalho integrado no Paraná nos proporciona certificações nacionais e por isso temos a certeza de que nosso processo é seguro”, disse a diretora.