Secretaria da Saúde realiza qualificação da atenção materno-infantil 01/11/2019 - 17:10

Mat.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta sexta-feira (1), encontros Macrorregionais para qualificação da atenção materno-infantil. O primeiro evento está sendo realizado em Cascavel, Região Oeste do Estado.

A capacitação tem por objetivo instruir os profissionais de saúde para que atuem corretamente em situações que influenciam na mortalidade materna, infantil e fetal. O público alvo são profissionais da Atenção Primária à Saúde das Regionais, serviços de Atenção Ambulatorial e Hospitalar e gestores. Além de Cascavel outros três encontros serão realizados em Londrina, Maringá e Curitiba, com total de aproximadamente dois mil participantes. 

“A atenção à saúde da mulher e da criança necessitam de aperfeiçoamento nos vários níveis de atenção com foco na promoção à saúde. Nossa missão é capacitar cada vez mais profissionais, com o objetivo de diminuir os índices de morte materna-infantil”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto. 

REDE DE ATENÇÃOA Linha de Cuidado Materno Infantil é o conjunto de ações para organização e qualificação dos cuidados às gestantes e bebês, em todas as regiões do estado. O planejamento reprodutivo, à atenção humanizada e qualificada à gravidez, ao parto e ao puerpério para a mulher e o nascimento seguro, o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças são alguns dos objetivos dos pontos de atenção da Rede. 

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, destacou a importância desta capacitação. “Precisamos discutir essas questões da área materno-infantil com quem faz saúde, junto com os municípios e com os profissionais de saúde. A gestão da Sesa vem cada vez mais inovando, fazendo mais e melhor e perto das pessoas, principalmente, junto com as pessoas”. 

Para o diretor da 10ª Regional de Saúde, João Gabriel Avanci, a escolha de Cascavel para abertura do evento é motivo de orgulho. “Termos sido escolhidos como a primeira sede de Macro a receber esta maravilhosa ação, significa a valorização das medidas proativas desencadeadas desde o início da atual gestão do secretário Beto Preto e do nosso governador Ratinho Júnior. Esta ação manifesta a sensibilidade do governo em relação ao cuidado materno infantil por meio da integração de ações entre Estado e municípios, avançando no sentido da regionalização dos atendimentos, para que cada vez mais as pessoas sejam atendidas de maneira eficaz e mais próximo possível do local onde moram".

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr, apresentou os dados do Paraná e da Macrorregião Oeste. Ela salientou a importância do conhecimento dos indicadores materno, infantil e fetal para demonstrar a realidade socioeconômica, cultural e ambiental e também o nível de saúde da população em especial das mulheres e crianças, além do acesso e qualidade na atenção à saúde para prevenção. “Visamos assegurar uma vida saudável  e a promoção da saúde e bem estar para todos, em todas as idades”, disse. 

A enfermeira Carolina Bolfe Poliquesi, chefe da Divisão da Atenção à Saúde da Mulher, falou que “precisamos fazer a informação chegar a todos os municípios do Estado. Esperamos até o primeiro semestre do ano que vem para capacitar ainda mais profissionais que se destaquem e tenham potencial para capacitar no âmbito das regionais”, disse. 

DATAS O próximo evento será realizado em Londrina (Macro Norte), dia 6 de novembro, Maringá (Macro Oeste) dia 22 e Curitiba (Macro Leste) no dia 6 de dezembro.

PARTICIPAÇÕESParticiparam do evento, profissionais da 7ª, 8ª, 9ª e 20ª Regional de Saúde, membros da equipe da 10ª Regional, a médica da Divisão de Atenção à Saúde da Criança, Iolanda, Maria Novadzki, e a nutricionista Cristina Klobukoski, o médico da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Marcos Takimura, a pediatra da Secretaria Municipal de Saúde de Toledo, Gabriela Ravache. A coordenadora da Divisão de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Aline Jarschel de Oliveira. A nutricionista do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, Polyana Becker, e a fonoaudióloga Silvana Duarte e a professora da Unioeste, Helenara Salvati Bertolossi.