Secretário Beto Preto visita sede da Pastoral da Pessoa Idosa 06/11/2019 - 19:30

sedePPI_todos
O secretário Beto Preto participou de reunião na Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) nesta quarta-feira (6), na sede da Pastoral em Curitiba. Participaram também do encontro representantes do Ministério da Saúde.

A Pastoral é uma instituição filantrópica que presta atendimento e acompanhamento às pessoas com mais de 60 anos. “Nossa sociedade está mudando. Em pouco tempo teremos mais pessoas acima dos 60 anos do que jovens até os 15 anos de idade. Na secretaria estamos em processo de estudo de políticas e o trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa vem ao encontro das nossas preocupações”, comentou o secretário estadual.

O arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, afirmou que o cuidado com a pessoa idosa é essencial e acredita que a Pastoral pode trabalhar em parceria com o Estado na atenção ao idoso. “Não é tarefa só do Estado. Queremos participar desse cuidado, para ajudar quem mais precisa. Às vezes a pessoa idosa não tem ninguém para olhar por ela e nós fazemos com a Pastoral e nossos voluntários as visitas mensais. Muitos são os idosos que não podem participar de programas, encontros, de lazer, de recreação e de viagens inclusive. São idosos que nem sair de casa podem e quem vai cuidar deles?”, explicou Dom Peruzzo.

A instituição comemorou 15 anos de atividade não dia 5 de novembro. Durante a reunião, a coordenadora nacional da instituição, Ir. Terezinha Tortelli, apresentou um resumo do trabalho desenvolvido pela Pastoral desse período. Segundo a coordenadora, a Pastoral atua baseada em três objetivos. “O primeiro objetivo é capacitar voluntários das comunidades para fazer visitas domiciliar mensal às pessoas idosas, preferencialmente as mais vulnerabilizadas; o segundo é ser a ponte entre a família e os serviços, por isso o voluntário deve conhecer bem o que há na sua comunidade; e o terceiro é colaborar com a rede de apoio à pessoa idosa.”

Além do cuidado, os voluntários são treinados como líderes para olhar para a pessoa idosa em relação aos cuidados de saúde e também preparado para o afeto e a espiritualidade respeitando a escolha religiosa de cada um.

“A parceria da Pastoral com os serviços é fundamental e queremos ser vistos como parceiros, colaboradores do sistema. Porque um líder, que um líder é muito próximo ao idoso então ele auxilia nos cuidados da saúde como um agente da Pastoral, lembrando sobre as vacinas, os cuidados e já constatamos que a autoestima da pessoa melhora”, explicou a Ir. Terezinha.

A Pastoral está presente em todos os Estados brasileiros e atende aproximadamente 178 mil pessoas. No Paraná há 4.441 líderes voluntários, em 128 municípios, que fazem o acompanhamento de mais de 37 mil pessoas.

Participaram da reunião os superintendentes estaduais do Ministério da Saúde, Elisabete Harumi Morikama e Benedito Garcia; a coordenadora estadual da PPI, Ir. Ketty Folli, a responsável pelos projetos sociais da Pastoral, Regina Riba e a líder da Pastoral Edite Klettemberg Rocha. 

GALERIA DE IMAGENS