Secretário realiza abertura do 13º Seminário Femipa 12/03/2020 - 17:30

Femipa
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, realizou a abertura do 13º Seminário da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) nesta quinta-feira (12). O tema da edição deste ano é: “A força e a importância dos hospitais filantrópicos para a saúde pública do Paraná”.

Na ocasião, Beto Preto palestrou sobre o tema “Qual o papel dos hospitais filantrópicos na regionalização da saúde”, apresentando a prestação de contas da pasta no último ano, os investimentos nas unidades filantrópicas e também o panorama do Paraná no enfrentamento de doenças em destaque como a dengue, sarampo, febre amarela e coronavírus.

“Os hospitais filantrópicos são maioria em atenção de média e alta complexidade, por isso temos que estar preparados para dialogar. O caminho é o diálogo franco, aberto, transparente para que juntos trilhemos as estratégias para enfrentarmos os anos à frente”, disse Beto Preto.

INVESTIMENTOS — Segundo o secretário, somente em 2019 a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) fez o repasse de R$173 milhões para entidades sem fins lucrativos. No mesmo período, o Governo do Estado aportou R$110 milhões para obras e equipamentos de hospitais filantrópicos.

O presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim, agradeceu a participação do secretário e ressaltou a importância do evento. “Estamos aqui com todos os segmentos que cuidam da Saúde do Paraná, isso é fundamental para nossa atividade”, disse.

PRESENÇAS — Estiveram presentes representantes do Ministério da Saúde, Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar), Femipa, hospitais filantrópicos, unidades próprias do Estado, direções da Sesa e diretores das Regionais de Saúde do Paraná.