Secretário visita interior, entrega obras e participa da inauguração das novas instalações do Ciscenop
16/08/2019 - 17:40

cis3428
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou da inauguração do Hospital São Judas Tadeu, no município de Terra Boa, nesta sexta-feira (16). O aporte do Estado foi de R$ 800 mil. Para a ampliação da unidade, o governo destinou R$ 500 mil e ainda mais R$ 300 mil em equipamentos, além de uma ambulância. "Estamos reduzindo distância entre as pessoas, fazendo investimentos perto do lugar onde os paranaenses moram. Este é o compromisso do governador Ratinho Júnior", afirmou.

O prefeito Valter Peres destacou a importância dos recursos para Terra Boa e disse que um governo tem que atender efetivamente as necessidades da população. "Foram ações fundamentais para a cidade, porque estamos vendo uma atenção ao interior. Agradecemos ao secretário de Saúde e ao governador pelos investimentos feitos aqui. A nossa gente agradece o apoio do Estado".
Beto Preto estava acompanhado do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, e pelo deputado federal Luciano Ducci.

Consórcio - Pela manhã, em Cianorte, Beto Preto visitou as novas instalações da sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste do Paraná (Ciscenop). “Tenho reafirmado que os consórcios são fundamentais. Aqui no Estado, já completamos 20 anos de atuação deste sistema, que vem sendo uma ferramenta eficiente de gestão compartilhada de atendimento. O governo do Estado tem incentivado e apoiado as ações dos consórcios”, afirmou.
O secretário lembrou que neste ano já foram investidos R$ 30 milhões nos consórcios e para o ano que vem a previsão é dobrar o orçamento. “Vamos colocar R$ 60 milhões. Queremos fortalecer ainda mais os municípios com o sistema, que hoje tem adesão de praticamente a totalidade dos prefeitos”.

PRI - Beto Preto enfatizou a importância da participação das prefeituras na estruturação do Plano Regional Integrado (PRI), projeto que vem sendo elaborado pela Sesa para estabelecer um novo formato de participação da gestão em saúde pelos municípios do Paraná.
"Agora é o momento de colocarmos as nossas necessidades, dos municípios dizerem onde e o que precisam e podem fazer pelo atendimento regional. É um compromisso que todos precisam sinalizar parar sabermos as demandas efetivas e reais para deixarmos a atenção de saúde mais perto da casa das pessoas".

Instalações
- O espaço inaugurado abriga 15 ambulatórios. Possui ainda ampla área de acessibilidade e mobilidade, e espaços de atendimento administrativo para garantir mais conforto e privacidade aos profissionais e pacientes de 11 municípios que integram a 13ª Regional de Saúde. Um terreno do Estado já está disponível para a construção da sede própria do Ciscenop, obra que deverá iniciar em breve. "Se o projeto chegar logo, a gente consegue iniciar ainda neste ano. O consórcio e as prefeituras, de forma articulada com a Regional, trata do projeto, e o Estado toca a obra", disse Beto Preto.

Investimentos futuros - Segundo o presidente do Ciscenop, e prefeito de Cianorte, Claudemir Romero Bongiorno, os anúncios e as ações realizadas pelo governo estão em compasso com a expectativa da população. "A vinda do secretário Beto Preto foi muito representativa. Sabemos da dificuldade no primeiro ano de mandato e o trabalho que o governador Ratinho terá para colocar as coisas em ordem. Mesmo assim, boas notícias e investimentos na saúde estão vindo para Cianorte".
Diversos prefeitos da região, secretários municipais, vereadores, profissionais de saúde e o deputado Jonas Guimarães participaram da inauguração