Servidores da Sesa debatem Saúde do Idoso 09/08/2019 - 15:00

idosos
A Secretaria Estadual da Saúde promoveu ontem (08), no auditório da Escola de Saúde Pública do Paraná, reunião entre integrantes da equipe técnica da área da Saúde do Idoso, com representantes das Regionais de Saúde. Foram apresentados e debatidos os princípios e fundamentos da Saúde do Idoso que norteiam as ações de saúde para essa população no Estado do Paraná.

Segundo Adriane Miró, médica especialista em Geriatria, chefe da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso da SESA, periodicamente são realizadas reuniões de alinhamento conceitual entre os profissionais dos níveis central e regional, visando o aprimoramento contínuo das equipes de saúde em busca do melhor cuidado para a população idosa. Segundo ela, o cuidado à saúde dos idosos deve ser individualizado, multidimensional e interdisciplinar, considerando as particularidades dessa população.

Esteve também presente, como convidado, Márcio Paresque, coordenador nacional do projeto PlanificaSUS, que tem como objetivo o fortalecimento da Atenção Primária Saúde. O projeto, proposto pelo CONASS e executado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, foi lançado no Paraná em 22 de julho, na 4ª Regional de Saúde – Irati, a partir de onde será futuramente levado a todas as Regionais de Saúde. A Saúde do Idoso foi escolhida como linha de cuidado prioritária para a SESA.

“Além da gestão e organização das ações, a metodologia de planificação da atenção à saúde abrangerá o “modus operandi” das equipes e dos serviços, buscando a correta operacionalização das estratégias de integração da Atenção Primária, Ambulatorial e Hospitalar à Saúde”, complementou Márcio Paresque.

Na reunião foi anunciada a intenção da SESA em realizar ainda em 2019 a I Jornada Paranaense sobre Saúde do Idoso.