Sesa autoriza recursos para Programa de Residência e para obras em Hospitais Municipais 17/04/2019 - 16:30

Para a Residência em Enfermagem Obstétrica, que acontece no Hospital do Trabalhador, foram liberados R$ 116 mil destinados às bolsas para especialização de 5 profissionais da área. O valor é referente ao período de 6 meses de curso.

Para  a residência em Saúde Mental, realizado no Hospital Adauto Botelho, em Pinhais, foram liberados R$ 163 mil, para o pagamento de bolsas para 7 profissionais.

“Seguindo orientação do governador Ratinho Junior, estamos investindo na formação de profissionais  para a melhoria da assistência na rede estadual; formar profissionais qualificados é parte da nossa meta que tem como objetivo final a regionalização da Saúde em todo Paraná, levando atendimento, serviços especializados, equipamentos e obras para todos os municípios; vamos levar a Saúde para perto de todos os paranaenses”, afirmou o secretário Beto Preto.

Programas - Os dois programas de Residência Multiprofissional foram aprovados no início do ano pelo Ministério da Educação para acontecerem no âmbito da SESA. São cursos de pós-graduação na modalidade de residência de ensino em serviço, têm duração de 2 anos e carga horária de 60 horas semanais em atividades práticas e teóricas.

A especialização para enfermagem é a primeira no Brasil a oferecer formação conjunta com médicos obstetras e contempla atividades de assistência pré-natal na Rede de Atenção Básica, planejamento reprodutivo, assistência ao parto e puerpério, com base nos preceitos da humanização do nascimento.

Já no programa de residência em Saúde Mental participam profissionais de enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, farmácia e serviço social.

Recursos para Hospitais – O Secretário Beto Preto assinou ainda autorização de repasse de recursos para Hospitais Municipais, via o Fundo Estadual de Saúde.

O Hospital Emílio Alves, de Alvorada do Sul, e o Hospital Santo Antonio, de Manoel Ribas, receberam liberação de R$ 500 mil cada um.

Os valores serão aplicados em obras de ampliação e reforma das duas instituições.