Sesa e Corpo de Bombeiros firmam cooperação para curso de socorristas do Siate
17/09/2019 - 18:20

reuniaoBombeiros
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, assinou nesta terça-feira (17), o Termo de Cooperação com o Corpo de Bombeiros do Paraná para viabilizar um curso de especialização para socorristas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate).

“A Sesa, por meio da Escola da Saúde, vai ofertar a expertise para operacionalizar o curso, ou seja, a nossa Escola é apta a certificar os futuros socorristas nessa formação”, disse o diretor-geral da secretaria, Nestor Werner Junior.

O documento foi assinado por representantes do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária.

O Major Galeazzi, do Corpo de Bombeiros do Paraná, explica que o curso trará ganhos para a corporação em longo prazo. “O curso vai permitir que nos próximos cinco anos sejam especializados 600 bombeiros transformando-os em socorristas e 60 monitores socorristas. Isso possibilita o aumento da nossa capacidade e qualidade de atendimento, porque o bombeiro já começa a carreira com bastante noção do trabalho, mas com essa especialização ele terá mais segurança e confiança na atuação.”

Além do termo de cooperação, o secretário anunciou ainda que entregará nas próximas semanas 15 ambulâncias para o Siate. Participaram do encontro o Coronel Prestes; Tenente Filipak; o diretor administrativo da Sesa, Carlos Batista Soares; a assessora jurídica da Sesa, Dandara Luísa Guedes Ronconi, e o assessor especial do gabinete da Sesa, César Neves.