Sesa indica situação de alerta para caso de dengue em Inajá 27/08/2019 - 18:20

coleta_amostra_dengue_agua
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou mais um boletim epidemiológico sobre a dengue no Estado e incluiu Inajá na situação de alerta em relação à doença. O município de Inajá, que fica na região Noroeste e está inserida na 14ª Regional, tem cinco casos de dengue confirmados e alta incidência.

A incidência de casos é calculada a partir do número de confirmações da doença dividido pela população da cidade, multiplicados por 100 mil. Quando o resultado dessa conta fica entre zero e 100 casos, a atuação é de município com baixa incidência, entre 100 e menor que 300 é situação de alerta. E acima de 300 é considerada epidemia.
Inajá é um município do Estado que tem 3.103 habitantes e registro de cinco casos de dengue. Assim, a incidência da doença em Inajá é 162,13%.

O informe semanal registra 42 novos casos de dengue no Paraná, totalizando 117 confirmações no período de verificação, iniciado em 13 de agosto. Os casos notificados também aumentaram. Foram registrados 688 casos suspeitos nesta semana epidemiológica. O total, desde o início deste período, é de 1.544 situações notificadas suspeitas de dengue.

A Sesa instrui sobre o cuidado em esvaziar recipientes que possam acumular água, assim o mosquito não se prolifera. “Agora é o momento de nos prepararmos para eliminar os locais onde o mosquito Aedes aegypti normalmente coloca os ovos. Confira na sua casa se há algum recipiente ou espaço com água acumulada para retirar o líquido”, recomenda o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

AUTÓCTENES – Nos casos em que as pessoas foram contaminadas na própria cidade, ou seja, casos autóctenes, totalizam-se 38 municípios. Sendo que destes, em 14 o registro aconteceu pela primeira vez neste período epidemiológico. São eles: Alto Piquiri (1 caso), Andirá (1), Cambé (1), Cianorte (4), Douradina (1), Guairaçá (1), Inajá (5), Itaguajé (1), Jesuítas (3), Leópolis (1), Santa Terezinha de Itaipu (5), Santo Antônio do Paraíso (1), São João do Ivaí (1) e São Pedro do Ivaí (2). Além destas 14, outras 24 cidades já tiveram registro nestas últimas semanas: Alto Paraná, Amaporã, Apucarana, Bandeirantes, Cascavel, Doutor Camargo, Foz do Iguaçu, Itambé, Itaipulândia, Ivaté, Juranda, Loanda, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matelândia, Nova Cantu, Quinta do Sol, Santa Isabel do Ivaí, São Carlos do Ivaí, São Miguel do Iguaçu, Sarandi, Umuarama e Uraí.

Mais informações sobre como prevenir dengue e o Boletim Epidemiológico podem ser acessadas pelo link: http://www.dengue.pr.gov.br/arquivos/File/BoletimDengue03_2020.pdf