Sesa libera R$ 5,4 milhões para os Consórcios Intermunicipais de Saúde 16/07/2019 - 10:30

consorcio
A Secretaria de Estado da Saúde libera nesta terça-feira (16) mais de R$ 5,4 milhões para os Consórcios Intermunicipais de Saúde (ComSUS) de diversas regiões. O reforço financeiro vai auxiliar no custeio e no investimento em várias aéreas de atenção secundária em saúde.

A participação dos consórcios têm sido uma das grandes estratégias de gestão. Segundo o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, o fortalecimento dos consórcios é fundamental para agilizar e promover uma política integrada de atendimento para a população.

“Temos caminhado pelo Estado, conversando com os municípios e com os representantes dos consórcios. Para que a população seja efetivamente atendida, por um modelo de alcance plural, temos trabalhado nesta regionalização da saúde, fortalecendo os consórcios. Estes recursos vão ajudar em muito nas diretrizes que estão adotando”, afirmou Beto Preto.

Dentre a previsão de liberação de recursos, eram contemplados os consórcios de Cornélio Procópio (Cisnop), Apucarana (Cisvir), Ivaiporã (Cis), Umuarama (Cisa/Amérios), Guarapuava (Cisgap), Irati (Amcespar), Campo Mourão (Ciscomcam), Pato Branco (Conims), Londrina (Cismepar), União da Vitória (Cisvale), Cianorte (Ciscenop), Maringá (Cisamusep), Cascavel (Cisop) e Curitiba (Comesp).