Sesa participa de evento sobre saúde mental na Alep 20/11/2019 - 14:10

saudeMental_ALEP
A discussão de estratégias de cuidados em saúde mental foi tema de audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná na segunda-feira (14). A 1° Jornada sobre Estratégias de Cuidados em Saúde Mental reuniu aproximadamente 200 pessoas.

A coordenadora da Divisão da Saúde Mental da Sesa, Larissa Yamaguchi, abordou a “Saúde Mental no Paraná”, mostrando os dados sobre atendimentos, pacientes e a visão da sua equipe. “Sabemos que o Paraná é bastante diverso etnicamente e culturalmente. Pensamos na atenção psicossocial como base para lógica de funcionamento e metodologia de trabalho no campo da saúde mental. Por isso, nossa estratégia é desfocar da doença ou hospital e centralizar na saúde e sociedade. E quando falamos em saúde mental não há como desgrudá-la do sujeito, do cidadão”, reiterou a psicóloga da Sesa.

O evento teve também a fala do psiquiatra Leon Garcia que abordou estratégias de cuidado e Direitos Humanos. No período da tarde os participantes da discussão refletiram sobre assuntos como a política sobre drogas e da Saúde Mental, internações involuntárias, entre outros temas relacionados ao tema.

O evento foi uma proposta do deputado Goura, em parceria com a Escola de Educação em Direitos Humanos, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e o Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento à Drogadição (NIED/UFPR). Participaram aproximadamente 200 pessoas entre profissionais, servidores públicos e estudantes da área da saúde mental.

GALERIA DE IMAGENS