UTI do Hospital Regional do Norte Pioneiro entra em funcionamento 29/04/2020 - 11:20

A Secretaria da Saúde do Paraná liberou nesta segunda-feira (27) o funcionamento da UTI do Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antonio da Platina.

A unidade de terapia intensiva para adultos possui dez leitos, além de dez leitos para cuidados intermediários e nove leitos de enfermaria.

Neste momento, a UTI vai atuar no atendimento a pacientes com Covid-19. A estrutura permanecerá ativa recebendo pacientes de acordo com o perfil assistencial do hospital, que é atenção materno-infantil e trauma, após a pandemia.

“Destacamos, desde o início da gestão, que a principal meta da Saúde é a descentralização dos serviços e atendimentos especializados; estamos cumprindo este compromisso em todas as regiões, entregando unidades e equipamentos, além de fortalecermos os consórcios municipais na área de consultas sem urgência. A efetivação da UTI no Hospital Regional do Norte Pioneiro é mais uma ação nesse sentido, com a contratação de equipes profissionais para o funcionamento”, destaca o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

O Hospital Regional do Norte Pioneiro atende 22 municípios da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, tem 73 leitos, mas ainda não tinha UTI. “Além da UTI, alugamos e instalamos um tomógrafo para que toda a estrutura funcione adequadamente”, acrescentou o secretário.

A unidade hospitalar tem gestão da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná. O presidente da Fundação, Marcello Augusto Machado, informou que “o investimento atual foi de R$ 7,5 milhões”.

A abertura dos leitos de UTI e enfermaria no HRNP é parte da estratégia do Governo do Paraná de fortalecimento das unidades próprias. Além dos quatro hospitais universitários (Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Cascavel), que também estão recebendo novas estruturas específicas para o atendimento de coronavírus, os hospitais regionais de Telêmaco Borba, Ivaiporã e Guarapuava serão abertos, antes mesmo do prazo, que seria no início do próximo ano.