Whatsapp da saúde: novo canal da Ouvidoria começa a atender todos os assuntos da área 08/10/2019 - 16:40

imagem_whatsapp_ouvidoria
Com um número disponível para todo o Estado, a população tem a oportunidade de se manifestar em relação aos serviços do SUS no Paraná a qualquer hora do dia

A partir desta semana todos os paranaenses têm mais um canal para acessar a Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná: o WhatsApp. O uso de aplicativo está em teste desde abril de 2019 na 2º Regional de Saúde, em Curitiba. Além do aplicativo, os registros podem ser realizados pessoalmente na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), via carta, telefone ou ainda por meio do formulário disponível no site da Sesa. Independente do canal de registro, todos os atendimentos da Ouvidoria passam pelo mesmo fluxo.

“A inovação transpassa todo o governo Ratinho e na área da saúde inovar é uma busca diária para melhorar e desenvolver os nossos serviços. A novidade que temos é o uso do WhatsApp como canal para registro na Ouvidoria Geral de Saúde. Como tenho a experiência na função de ouvidor, estou certo de que a pessoa com o celular nas mãos, com o WhatsApp em funcionamento, tem a saúde do estado do Paraná nas mãos também”, assegura o secretário de Saúde, Beto Preto.

Seja qual forma de registro utilizada pelo usuário, o tratamento da informação é a mesma. A equipe da Ouvidoria registra a manifestação, categoriza, faz a triagem do assunto e, quando necessário, encaminha para a área específica. As manifestações podem ser de elogio, sugestão, solicitação, reclamação e denúncia. Cada um dos tipos de manifestações tem um fluxo e prazo de retorno ao cidadão. O retorno será realizado em até 30 dias, porque em algumas situações as demandas são encaminhadas às áreas específicas citadas na manifestação.

Importante destacar que de maneira anônima, sem identificação alguma, as manifestações somente serão aceitas caso estejam escritas de forma bastante clara, explicando o fato em si, com endereço, nomes dos envolvidos e, de preferência, com envio de documentos comprobatórios. Caso contrário a manifestação será arquivada.

O ouvidor Geral da Saúde no Paraná, Yohhan Garcia de Souza, acredita que o setor é uma possibilidade de aproximar o cidadão da gestão da saúde. “Nós entendemos a ouvidoria como uma ponte que liga o cidadão à gestão. Ou seja, o objetivo maior da ouvidoria é a participação do cidadão na gerência dos serviços do SUS no estado. Por isso, a manifestação volta para o cidadão como forma de política pública, ou beneficio claro e direto para a população.”

BALANÇO - No ano de 2018 o total de manifestações ultrapassou 30 mil e até o mês de agosto de 2019 a ouvidoria já tem 25 mil registros. “Prevemos que em 2019 vamos aumentar em 20% a quantidade de manifestações. E isso demonstra que as pessoas estão conhecendo o serviço da nossa área e buscando mais informações”, comenta Souza.

Diferente do que muitos imaginam, a maioria das manifestações da ouvidoria são solicitações de informações sobre medicamentos que estão fora da lista que o Estado disponibiliza, são os chamados medicamentos não padronizados. Em segundo lugar estão as reclamações, depois denúncias, elogios e sugestões.

RECONHECIMENTO - Depois de receber um certificado de elogio emitido pela Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná, uma servidora retomou o ânimo de viver e desistiu de cometer um ato que poderia acabar com a própria vida. Esse é um exemplo das manifestações registradas pela Ouvidoria, existente desde 2011 na Sesa.

“A manifestação de elogio é um simples relato sobre um atendimento, relativamente comum para nós, da área da saúde. Mas além de um reconhecimento de um serviço bem feito, essa gratidão pode mudar completamente a vida de quem o recebe”, frisa o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Primeiro Ouvidor do Sistema Único da Saúde (SUS), Beto Preto tem a convicção que a ouvidoria é uma ferramenta fundamental e de extrema importância para uma boa gestão em saúde. “Entendo que esse é um canal direto entre a população usuária de qualquer serviço de saúde e o governo executivo. É por meio da ouvidoria que temos a visão das necessidades e complexidades de pacientes.”

HISTÓRICO - A Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná tem registro de 113.062 mil manifestações nos oito anos de funcionamento. Inicialmente o serviço foi oferecido na sede da Sesa em Curitiba. Em 2012 o setor foi criado nas regionais de saúde, hospitais estaduais, consórcios intermunicipais de saúde e a equipes de trabalho do nível central e das regionais de saúde auxiliaram na implementação das ouvidorias municipais. Atualmente todos os 399 municípios possuem um setor de ouvidoria e outras 125 localizadas nas outras instituições.

Os contatos para registrar uma manifestação são:
Site: http://xoops.celepar.parana/migracao/sesa_saude/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2782
WhasApp: 413330 4414
Endereço em Curitiba: Rua Piquiri, 170 – Bairro Rebouças.