Divisão de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Hepatites Virais e Tuberculose são doenças que ocorrem de maneira universal, atingindo vários segmentos da população e causando grande impacto de morbidade e mortalidade. Além disso, causam impacto na qualidade de vida das pessoas, relações pessoais e sociais.

A Divisão de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, (DDCIST) é responsável pela implementação, articulação, supervisão e monitoramento das políticas e estratégias relativas às DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, nas áreas de Prevenção, Assistência, Vigilância Epidemiológica, em todo o Estado do Paraná em parceria com as coordenações das 22ª Regionais de Saúde.

A DDCIST adota como princípios éticos e políticas a luta pelos direitos de cidadania, bem como contra o estigma e a discriminação, a garantia do acesso universal à assistência gratuita, incluindo medicamentos específicos, e o direito de acesso aos meios adequados de prevenção.

Atua de forma coordenada com outros setores governamentais do estado (Justiça, Educação e Promoção Social, entre outras). Além disso, trabalha em parceria com as ONGs que atuam nesta área, apoiando em ações e estratégias visando à eliminação das Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hepatites Virais e Tuberculose em todo o território Paranaense.