Movimento Maio Amarelo chama a atenção para os acidentes no trânsito 03/05/2019 - 10:00

MAIO
Foi lançado hoje no Paraná o Movimento Maio Amarelo 2019, uma ação mundial para mobilizar e conscientizar a população, setores públicos e privados  e sociedade civil sobre a redução de acidentes no trânsito e novas formas de mobilidade urbana.

A Secretaria da Saúde do Paraná participa do movimento por meio do Programa Vida no Trânsito (PVT), voltado para a vigilância e prevenção de acidentes em todo país. O Estado é referência nacional neste programa com o envolvimento de 12 municípios. Na maioria dos estados a participação se restringe à capital.

O lançamento do Maio Amarelo foi na sede Polícia Rodoviária Federal, em Curitiba, e teve a presença do vice-governador Darci Piana e de representantes da Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, DETRAN, Observatório Nacional de Segurança Viária, Secretarias Estaduais, Cetran. além de representantes da sociedade civil.

Vida no Trânsito - No Paraná, o Programa Vida no Trânsito 2019 está trabalhando com o tema “Ágil, porém frágil” e foca os acidentes com motocicletas. Desde o mês passado estão sendo realizadas blitz e palestras educativas.

“A idéia é chamar a atenção para o perigo que vem representando esse meio de transporte, que embora seja econômico, ágil e funcional, é também extremamente frágil, ocasionando a perda de muitas vidas”, explicou Tânia Mascarenhas, da Secretaria Estadual da Saúde e coordenadora do PVT.

A Comissão Estadual Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito do Paraná, que reúne dados de diversos bancos que registarm óbitos e acidentes de trânsito, aponta  que em 2018 houve redução de 5,5% no número de mortes por acidentes de transporte terrestre (ATT) nos municípios participantes do PVT.


O Programa promove atividades de conscientização como simulados de acidentes, escola itinerante de trânsito de saúde e blitz de orientação para os motoristas. 

Os municípios paranaenses com PVT implantado são: Curitiba, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa e Toledo.

MAIO AMARELO – O Maio Amarelo foi criado em 11 de maio de 2011 quando a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou a década de Ações para a Segurança no Trânsito – entre 2011 e 2020, tendo como meta a redução dos acidentes. O amarelo foi escolhido em alusão à sinalização de advertência e que simboliza atenção.