Capacitações promovidas pela Saúde reforçam ações de cuidado com a população idosa 22/03/2024 - 16:25

A Secretaria de Estado da Saúde realizou nesta quinta e sexta-feira (21 e 22) ações voltadas para a atenção e o cuidado às pessoas idosas, com 60 anos ou mais. Os eventos contemplaram 16 municípios que fazem parte das Regionais de Saúde de União da Vitória (6ª RS) e Paranaguá (1ª RS).

Cerca de 250 profissionais da área participaram do encontro em União da Vitória (Sul do Paraná). As equipes da Rede de Atenção à Saúde tiveram a oportunidade de expandir o conhecimento sobre a Linha de Cuidado da Pessoa Idosa.

Além da capacitação técnica, foi realizado um mutirão de Saúde da Pessoa Idosa, com atendimento pelos profissionais a aproximadamente 100 pessoas idosas. Eles colocaram em prática muitos dos conteúdos abordados durante o encontro como, por exemplo, a estratificação de risco, que permite definir priorizações necessárias para o cuidado ideal.

Na 6ª Regional de Saúde, segundo o Censo 2022, vivem 26.703 pessoas idosas. Alguns municípios possuem uma proporção desta população chegando a 21,2%, maior que a média do Estado que é de 16,5%.

O mutirão é uma das estratégias utilizadas no Paraná para identificar os riscos de saúde das pessoas idosas, capacitar as equipes e educar a população deste segmento sobre cuidados necessários à saúde e sobre seus direitos.

Os profissionais que atuam nesta linha de cuidado estão dentro da agenda estratégica do projeto “Envelhecer com Saúde no Paraná”, que tem como objetivo promover ampla reestruturação da Atenção Primária à Saúde (APS), com mudanças inovadoras no processo de trabalho das equipes de saúde e no perfil assistencial.

“Investimos na capacitação dos profissionais a fim de proporcionar às pessoas o envelhecimento com autonomia, independência e qualidade de vida", esclarece a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

FORMAÇÃO – Na quinta-feira, em Paranaguá, no Litoral do Estado, 22 alunas participaram do encerramento do Curso de Formação Inicial em Cuidador de Idoso. O curso começou em agosto de 2023 e foi realizado pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) e o Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha (CFRH), vinculados à Sesa.

O curso é direcionado aos profissionais das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), cuidadores informais e familiares, auxiliares e técnicos de enfermagem, além dos trabalhadores dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e serviços privados.

ESTATÍSTICA – Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referentes a 2022, existem cerca de 1,9 milhão de pessoas acima de 60 anos residentes no Paraná, a sexta maior população do País nesta faixa etária. A expectativa de vida da população paranaense em 2021 era de, em média, 77 anos – 73,6 anos para homens e 80,5 anos para mulheres.