Fortalecendo regionalização, Colombo ganha nova Unidade de Pronto Atendimento 10/04/2024 - 15:55

Após oito anos fechada, a população do município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, passa a contar novamente com uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A reinauguração da unidade Osasco, que passa a funcionar para atendimentos de urgências e emergências, aconteceu nesta quarta-feira (10), com a presença do diretor-geral da Secretária de Estado da Saúde, César Neves.

“O município de Colombo tem se mostrado um grande parceiro do Governo do Estado na ampliação e qualificação da saúde de toda população paranaense. São diversas novas obras e reformas que desafogam os atendimentos de outras unidades e refletem também o trabalho de regionalização da saúde realizado não só aqui, mas em todo Estado”, destacou o diretor.

Com capacidade de cerca de 300 atendimentos por dia, a nova UPA Osasco conta com 13 leitos sendo de isolamento, enfermaria, emergência e pediátricos, a unidade irá atender 24h por dia e servirá como intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais.

“Esse é mais um momento muito importante para a saúde pública do nosso município e também do Paraná. Agradeço muito ao Governo do Estado, que é sempre parceiro em acolher as demandas da nossa região. Essa parceria tem proporcionado melhorias significativas para a saúde toda população colombense”, disse o prefeito de Colombo, Helder Luiz Lazarotto.

Na UPA, o paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24h. Se necessário, a pessoa será encaminhada a um hospital de referência na região. Situações como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame, entre outras situações que requerem rápida intervenção, podem ser atendidas no local.

MAIS INVESTIMENTO – Com investimento de R$ 20 milhões, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, está construindo o Hospital Geral de Colombo, a nova unidade vai reforçar o atendimento de saúde tanto no município como nas cidades vizinhas.

A nova unidade irá contar com 126 leitos de internamento, sendo 10 de UTI adulto, 95 de enfermaria e 21 de enfermaria pediátrica, possibilitando internar, em sua capacidade plena, 1.127 pacientes por mês. Estima-se que com a finalização da estrutura, o hospital terá capacidade para realizar cerca 15 mil exames por mês. Para isso, a obra prevê a construção de nove consultórios com atendimento em diversas especialidades, como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ortopedia, vascular, urologia, anestesiologia e nutrição ambulatorial. O atendimento deverá chegar a 7.204 consultas mensais. Além disso, a unidade contará com serviços de apoio laboratorial, raio-x, tomografia, ressonância, ultrassom, eletrocardiograma.

“A construção deste hospital representa um importante avanço para o Estado. Colombo era o único município brasileiro acima de 250 mil habitantes, que não tinha um hospital geral. Com a parceria entre Estado e município, Colombo terá capacidade de absorver todos os atendimentos na região, seja de baixa, média ou alta complexidade”, afirmou César Neves, que esteve visitado a obra em março do ano passado.