Ouvidoria da Saúde distribui 220 urnas para manifestações dos usuários do SUS 08/05/2024 - 14:18

A Ouvidoria-Geral da Saúde do Paraná distribuiu 220 urnas para registro de manifestações (denúncias, sugestões, informações, reclamações, solicitações ou elogios) dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado. A aquisição dos equipamentos foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), num custo total de R$ 25,5 mil para ampliar o número de serviços de saúde, incluindo regionais, consórcios de saúde, unidades básicas e hospitais com caixas personalizadas.

O objetivo das urnas é possibilitar que o cidadão tenha mais uma ferramenta para se manifestar sobre o atendimento prestado na unidade que se encontra. A Ouvidoria também recebe manifestações presenciais, por telefone: 0800 644 44 14, WhatsApp: (41) 3330-4414, cartas e site da Sesa. Estes contatos estão formalizados na Resolução Sesa nº 872/2022, que assegura o direito dos usuários a participarem da gestão pública de saúde.

Primeiro ouvidor do SUS no Ministério da Saúde, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que é necessário fornecer, facilitar e reforçar a utilização de meios para que a população atue em conjunto na construção de políticas de saúde pública. “A Ouvidoria tem essa função de acolhimento dentro do SUS, aproximando o usuário dos serviços de saúde”, afirmou.

As manifestações são acolhidas diariamente nas ouvidorias regionalizadas com mais de 500 ouvidores nos 399 municípios do Estado e registradas no Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias (SIGO) do Estado e no sistema OuvidorSUS, do Ministério da Saúde. Desde que o sistema estadual foi implantado em 2011, o Paraná já registrou 28,3 mil manifestações utilizando as urnas. No ano passado, a Ouvidoria-Geral da Saúde registrou 63,5 mil manifestações, sendo 5.342 por meio das urnas. Este ano, o número já é de 26.060 no geral, sendo 1.782 pelas urnas.