Parceria entre Estado com o Instituto Todos pela Saúde e Opas poderá otimizar produção de testes no Paraná 08/05/2024 - 11:21

Representantes do Instituto Todos pela Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) visitaram as instalações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta segunda-feira (6) para discutir projetos de ampliação da rede de biologia molecular do Paraná, coordenada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A parceria visa otimizar a produção laboratorial e garantir a entrega de laudos de sequenciamento genético de em até 72 horas.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a otimização deste processo traz grandes benefícios, sobretudo para a tomada de decisão de gestores.

“É uma parceria importante, uma vez que ao processar testes e exames de maneira mais rápida, iremos reconhecer situações, padrões e cenários com mais eficiência, o que facilita a execução de ações por parte das equipes e gestores de saúde”, afirmou. 

No último ano, o Lacen realizou até omomento 1.207 sequenciamentos genéticos, dentre eles o SARS-CoV-2, os vírus da dengue e da chikungunya, vírus monkeypox, bactérias multirresistentes, cepas de tuberculose multirresistente, bactérias atípicas e estreptococos que causam doenças invasivas, como o Streptococcus pyogenes - bactéria patogênica altamente infecciosa e frequentemente responsável por faringites.

Entre os benefícios dessa metodologia, está a facilitação na detecção de doenças que podem afetar não somente o indivíduo, mas a população em geral. O Lacen é uma referência em tecnologia e tende a reforçar seu protagonismo com esta proposta, avaliou a diretora do Lacen, Célia Fagundes da Cruz.

“A coleta de informações é um ponto fundamental para combater doenças, principalmente aquelas que são transmissíveis.  e a formação de uma Rede de Laboratórios com possibilidade de elucidar um agente etiológico no tempo proposto é, de fato, um grande avanço para a saúde pública", avaliou.