Saúde distribui em todo o Paraná material sobre cuidados com sobrepeso e obesidade 14/03/2024 - 11:28

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta semana a distribuição de diversos materiais técnicos para apoiar e reforçar a Linha de Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade do Paraná. As versões impressas visam fortalecer a promoção da alimentação adequada e saudável em todas as fases do ciclo da vida da população paranaense. Os materiais são destinados aos 399 municípios do Estado, em especial às equipes da Atenção Primária à Saúde, e contabilizam um investimento de quase R$ 300 mil.

Os impressos são uma importante ferramenta de auxílio para levar informações confiáveis e acessíveis à população e contribuir para a promoção da saúde e cuidado integral, já que mais de 36% das pessoas avaliadas nas Unidades de Saúde do Paraná, em 2023, estavam com obesidade. Dados recentes da Sesa revelam que das 1.618.413 pessoas que tiveram peso e altura registrados nos sistemas de informação da Atenção Primária, 582.891 estavam com algum grau de obesidade, segundo a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Apesar da possibilidade de acesso à versão eletrônica dessas publicações no site da Sesa, elas muitas vezes não chegam ao conhecimento de todos os profissionais ou há dificuldade de consultá-las em seu local de trabalho”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria, Maria Goretti David Lopes. “A distribuição da versão impressa torna o conteúdo desses materiais mais acessível aos profissionais de saúde, facilitando com que cumpram o objetivo para o qual foram criados”.

LINHA DE CUIDADO – A Linha de Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade teve sua primeira edição publicada pela Sesa em 2022 e traz diretrizes norteadoras para a organização das ações e dos serviços de saúde, promovendo e aprimorando a atenção integral às pessoas com sobrepeso e obesidade. É um guia específico para o tratamento deste público, servindo de apoio aos profissionais para o cuidado integral na Rede de Atenção à Saúde.

Além dele, outros materiais estão sendo distribuídos às Regionais de Saúde, que encaminharão aos municípios de sua abrangência. Dois serão utilizados no âmbito do Programa Saúde na Escola (Cadernos de Atividades – Promoção da Alimentação Adequada e Saudável - Fundamental I e Fundamental II) e foram distribuídos aos Núcleos Regionais de Educação, secretarias municipais de Educação, Referências Municipais de Alimentação e Nutrição e Grupos de Trabalho Intersetoriais Municipais do Programa Saúde na Escola.

Os demais materiais da Secretaria vão fortalecer a implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, promoção da alimentação adequada e saudável em todas as fases do ciclo da vida.

Eles englobam, além dos cadernos de atividades e a Linha de Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade, o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos; o Manual instrutivo: Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira em equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde e a série de fascículos dos protocolos de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na orientação alimentar individual.