Secretaria da Saúde inicia fumacê contra a dengue em 45,5 mil imóveis de Cascavel 18/03/2024 - 14:06

Cascavel, município-sede da 10ª Regional de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (18) uma operação fumacê (Ultra Baixo Volume – UBV acoplado ao veículo) de combate à dengue. A medida, realizada pela Secretaria de Estado da da Saúde (Sesa), tem como objetivo ajudar na eliminação do mosquito Aedes aegypti em sua forma adulta (alada), transmissor da doença, e diminuir a transmissão viral.

A ação teve início nos bairros São Cristóvão, Morumbi e Periolo e vai percorrer outras 21 localidades do município. O inseticida será aplicado por quatro veículos da vigilância epidemiológica da Sesa em 1.278 quarteirões, que contemplam 45.550 imóveis. A operação está prevista para finalizar em 10 de abril, podendo haver ajuste no cronograma por conta das condições climáticas.

O fumacê é feito duas horas antes do nascer do sol e duas horas após o pôr do sol, com cinco ciclos de aplicação, em intervalo de três a cinco dias para a repetição do uso nas localidades com maiores riscos epidemiológico.

De acordo com o último boletim da dengue, divulgado na terça-feira (12), a 10ª RS tem 11.079 casos confirmados e seis óbitos. Somente Cascavel já registrou 4.448 casos e um óbito no atual período epidemiológico, iniciado em 30 de julho do ano passado.

“Cascavel é um dos municípios com mais casos registrados no Estado. Não medimos esforços para amenizar a situação e salvaguardar a população contra a doença. Ressalto que essa é apenas uma das ações para a diminuição dos casos. O importante é a conscientização da população em eliminar os focos e locais onde possam servir de criadouros”, disse o diretor da Regional de Saúde, Rubens Griep.

FUMACÊ – De novembro de 2023 até o momento, 46 municípios já receberam as atividades de nebulização. A aplicação ocorre durante cinco ciclos de trabalho, mas alguns municípios solicitaram ampliação de ciclos de aplicação (de cinco para sete ciclos), que pode acontecer caso o cenário epidemiológica e ainda represente situação de surto ou epidemia.

O Estado possui uma frota de 50 veículos acoplados para atendimento às solicitações de fumacê, sendo considerada uma das maiores do País.
Atualmente o trabalho está sendo conduzido em Capanema, Salto do Lontra, Dois Vizinhos, Missal, Boa Vista da Aparecida, Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Cascavel, Juranda, Paranavaí, Paraíso do Norte, Atalaia, Floresta, Uniflor, Maringá, Rio Bom, Kaloré, Rolândia, Cambé, Cornélio Procópio e Ibaiti.