Sesa promove integração e capacitação entre gestores de convênios 21/03/2024 - 18:01

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta quinta-feira (21), em Curitiba, a capacitação para as Transferências Voluntárias da pasta (Convênios). O curso segue até sexta-feira (22), reúne cerca de 40 servidores das 22 Regionais de Saúde do Fundo Estadual (Funsaúde) e Controle Interno, buscando promover uma maior integração entre os profissionais e aprimorar o processo interno dos convênios entre a Sesa e as demais instituições.

O encontro permitiu reforçar a importância da agilidade e do trabalho conjunto a fim de atingir uma melhor qualidade nos projetos, além da atualização dos conceitos legais que norteiam os convênios firmados pela Sesa.

“As atualizações nos processos e interações entre os profissionais são importantes para um constante aprimoramento dos serviços, sejam eles internos ou não. Sempre temos a participação de todos os envolvidos nas áreas, o que reforça o comprometimento de todos para a qualidade dos serviços de saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

As Transferências Voluntárias são aquelas em que a instituição entrega recursos financeiros para outro como forma de cooperação, auxílio ou assistência financeira. Por meio delas, municípios, consórcios municipais, hospitais públicos e filantrópicos, por exemplo, se unem em prol de um objetivo comum.

“A capacitação é uma oportunidade de entender as dificuldades, criar os mecanismos resolutivos para a agilidade dos processos administrativos dos serviços de saúde do Estado. Todos esses contratos são regidos por lei, por isso a necessidade em compreender todas elas estarem atualizados sobre toda a legislação”, ressaltou o advogado Luciano Reis, palestrante responsável pelo curso.

Atualmente, a Saúde mantém aproximadamente 700 convênios, em execução.