Sesp e Sesa lançam Operação Saúde e Paz no Trânsito no Paraná 03/05/2024 - 08:35

A intensificação de atividades da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e de outros órgãos ligados ao setor contribuiu para ações de redução nos acidentes de trânsito em todo o Paraná. Na tarde desta quinta-feira (2) as secretarias do Governo do Estado com o apoio dos órgãos federais e municipais foram para a prática da Operação Saúde e Paz no Trânsito com a blitze educativa no bairro Uberaba em Curitiba.

“Vamos participar de todas. Além da inclusão em escolas para as práticas educativas de trânsito, onde a criança chega em casa e comenta com seu familiar sobre o que foi repassado no período da palestra para os alunos, isso mostra para as crianças a maneira delas se comportar na condição de pedestre, passageiro e ciclista (como agir diante de uma situação e conhecer sinais de trânsito, por exemplo)”, explicou o secretário Hudson.

As ações do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) na capital do Estado também foram intensificadas, com ações voltadas, principalmente, a coibir a prática de motoristas que insistem em dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas. Aliado ao excesso de velocidade – acima do limite permitido – o motorista embriagado se transforma ao volante, tornando-se agressivo, desrespeitando a sinalização existente, como avanço do sinal vermelho do semáforo ou preferencial, transitar na contramão de direção, dentre outras infrações que são as causas dos acidentes graves.

Todas as atividades realizadas pelos setores envolvidos buscam por um Trânsito mais seguro e sensibilizar os condutores, por meio de uma abordagem acolhedora e humanizada sobre a necessidade de adotar comportamentos seguros na circulação urbana.

O diretor-geral da Sesa, Cesar Neves, avaliou a medida como estratégica para aliviar a rede hospitalar.

"Essa é uma uma ação extremamente importante, uma vez que ao garantir a prevenção de acidentes, diminuímos também a demanda por leitos hospitalares. E isso é ainda mais relevante quando consideramos a aproximação de períodos mais frios, onde historicamente os hospitais recebem um grande número de pacientes pelas Síndromes Respiratórias Agudas", considerou.

A operação conta com a participação da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, Guarda Municipal de Curitiba, e a Assessoria Militar do DETRAN-PR. Esta ampla coalizão reforça a importância e a seriedade da campanha, que se estenderá pelas principais cidades do Paraná, incluindo Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.

AÇÕES EDUCATIVAS – Além de mais fiscalização e punição mais rigorosa aos motoristas infratores, o Governo do Paraná tem atuado fortemente nas ações educativas, tanto das próprias polícias quanto do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

A ação das polícias, com aumento das blitze, de realização de testes do bafômetro e de prisões de motoristas embriagados pode contribuir para reduzir o número de mortes e aumentar o número de pessoas autuadas.

RELATÓRIO – O documento detalhado sobre os homicídios culposos de trânsito está publicado no site da Secretaria da Segurança Pública e pode ser acessado por meio do link “Gestão da Segurança” e clicando, em seguida, em “Estatísticas”.

O objetivo da Operação Saúde e Paz no Trânsito serve para conscientizar os motoristas para não se envolver em acidentes e com o objetivo de desafogar as unidades hospitalares do Paraná com a redução de acidentes.