Programa Estadual de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos – PARA/PR

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos – PARA foi criado em 2000 e instituído em 2003 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, conforme Resolução RDC n.º 119, de 19 de maio de 2003. O PARA objetiva avaliar continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos, fortalecendo a capacidade do Governo no que se refere a atender a segurança alimentar e evitar possíveis danos à saúde da população.

Posteriormente, em 2011, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – SESA/PR implementou o Programa Estadual de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos – PARA/PR, por meio da Resolução SESA n.º 0217, de 16 de setembro de 2011.

 

Objetivo

Avaliar continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos, fortalecendo a capacidade do Estado no que se refere a atender a segurança alimentar e evitar possíveis danos à saúde da população, verificar a presença de resíduos de agrotóxicos não autorizados pela legislação brasileira vigente, subsidiar ações de fiscalização e monitorar o uso de agrotóxicos realizando um mapeamento de risco.

Atualmente é coordenado pela Divisão de Vigilância Sanitária de Alimentos, da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (DVVSA/CVIS/DAV/SESA).

 
Cartilhas/Folders/Folhetos/Manuais
  • Em desenvolvimento