14 servidores da SESA são premiados na Mostra de Pesquisas em Saúde
15/07/2019 - 10:30

inesco

 Encerrando as atividades da 5ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde, a cerimônia do 4º Prêmio Inova Saúde Paraná reuniu na última sexta-feira (12) aproximadamente 500 pessoas  em Londrina, na Universidade Filadélfia (UniFil), instituição que sediou o evento. Foram anunciados e premiados os 36 melhores trabalhos apresentados durante a Mostra e 14 trabalhos vencedores são de servidores da Secretaria da Saúde do Paraná.

O Secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, o diretor geral da Sesa, Nestor Werner , a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, a diretora da 17ª regional de Saúde de Londrina, Maria Lúcia Lopes, e autoridades municipais de Londrina fizeram a entrega dos prêmios.

O secretário Beto Preto parabenizou a iniciativa do Inesco e agradeceu a participação dos pesquisadores nas proposições de inovações para a saúde coletiva do estado. “A importante trajetória do serviço público de saúde do nosso Estado tem sido construída por cada um que contribui com ideias e atitudes que impactam diretamente na vida das pessoas, principalmente aquelas que mais precisam. Por isso, parabenizo especialmente os servidores da Sesa pelas conquistas e agradeço ao Inesco pela iniciativa do evento”, declarou.

“Um momento importante que marca da retomada da rede de pesquisas em saúde da Sesa e congrega a nossa equipe com os  profissionais de outros serviços e também da área acadêmica. Nosso objetivo é ampliar a produção científica na perspectiva da disseminação do conhecimento”, disse a diretora de Atenção e Vigilância da Secretaria Estadual, Maria Goretti.

Lançamento - Na mesma cerimônia, Beto Preto fez o lançamento oficial do Volume 2 - 2019 da Revista de Saúde Pública do Paraná, e a publicação de dois suplementos da RSPP. Um com o Curso de Especialização em Saúde Mental na Atenção Primária a Saúde, e outro com o Curso de Especialização em Gestão Hospitalar - HOSPSUS. Também foi lançado o volume nº 20 da Revista Espaço Para a Saúde,  editada pela ESPP/SESA em parceria com as Faculdades Pequeno Príncipe.

Inesco e SESA, realizadores da 5ª Mostra também prestaram uma homenagem ao doutor em medicina e especialista em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP), Nelson Rodrigues dos Santos, o Nelsão. Um vídeo, produzido como forma de agradecimento, expôs a trajetória do professor na luta por políticas públicas de saúde, seguida da entrega de uma lembrança pelas mãos do diretor presidente do Inesco, João Campos.

Com tema central “Inovando e valorizando a vida”, a 5ª Mostra foi realizada pelo Inesco em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e UniFil, com apoio da Fundação Araucária e Sanepar.

 O evento congregou o 2º Seminário da Rede pesquisa em Saúde da SESA, o 2º Encontro de Avaliação de Tecnologias em Saúde no Paraná e o 1º Encontro da Rede Preservação da Memória da Saúde Pública do Paraná. Foram apresentados 7 painéis e outras 365 pesquisas e relatos de experiências, dos quais 36 foram homenageados com o Prêmio Inova Saúde Paraná.

Premiados – Dos 16 eixos temáticos estabelecidos pela coordenação do evento, os servidores da Sesa foram classificados em 14.  Segue relação dos premiados, ressaltando que receberam os prêmios os autores ou relatores dos trabalhos: eixo Assistência Farmacêutica, Felipe Assam Remondi e Fernanda Luize Faria; eixo Atenção Primária em Saúde, Flávia Maria Derthun; eixo Cuidados Paliativos em Saúde no Paraná, Fernando Marcucci; eixo Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Merari Gomes de Souza; eixo Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Patrícia Maria Flores Ferman; eixo Informação, Comunicação e Direito em Saúde, Maria da Penha Francisco e Aline Felix; eixo Memória e História da Saúde Pública no Paraná,  Patrícia Padilha Sobutka; eixo Modelos, Redes de Atenção e Gestão do Cuidado em Saúde, Janaina Aparecida do Monte Carmello; eixo Participação Comunitária e Controle Social em Saúde, Joelma Aparecida de Souza Carvalho;  eixo Política e Gestão em Saúde, Emerson Luiz Peres, eixo Saúde Internacional, Bioética e outros temas de Saúde Pública Coletiva, Janaína Aparecida de Monte Carmello, e eixo Saúde Mental do Paraná, Mario Seto Takeguma Junior.

 

GALERIA DE IMAGENS