1º de Outubro | Dia Internacional do Idoso 01/10/2020 - 16:16

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1991 o 1ª de outubro como Dia Internacional do Idoso. O objetivo é sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população. No Paraná, o Governo do Estado busca criar condições para que a gestão pública suporte a população com mais de 60 anos.

Em 40 anos, o Paraná passou de 376.813 idosos, para 1.712.479 em 2019, um número 4 vezes e meia maior. E as projeções indicam aumento intenso e contínuo da população idosa. Hoje, de cada 10 paranaenses, 1,5 tem mais de 60 anos. A previsão é que em 2050, três de cada 10 paranaenses sejam idosos.

Uma das prioridades assumidas pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, é o ‘envelhecimento saudável’, que consta no Plano Estadual da Saúde 2020-2023 como uma das premissas do governo.

Para enfrentar os desafios demográficos, o Paraná vem desenvolvendo estratégia

inovadora, coordenada pela Atenção Primária em Saúde, centrada na pessoa e fundamentada na promoção e na manutenção da capacidade funcional dos idosos pela prevenção, pela identificação precoce e pelo manejo da fragilidade multidimensional por equipe multidisciplinar integrada, tendo como processo de trabalho a Avaliação Multidimensional do Idoso e Plano de Cuidado compartilhado.

Para o secretário da Saúde, Beto Preto, o cuidado ao idoso é fundamental. “Nossa sociedade está envelhecendo gradualmente. Precisamos, enquanto poder público, promover ações, condições e suporte para que o cidadão tenha a sua velhice com qualidade de vida.”

PLANIFICASUS - O Paraná é um dos estados que participa do projeto-piloto PlanificaSUS com foco na Linha do Cuidado ao Idoso, proposta criada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), com apoio do Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais de saúde, e executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Em 2019 foram realizados workshops para aprimorar os conhecimentos e qualificar o atendimento voltado ao público idoso da 4ª Regional de Saúde, sediada em Irati. A proposta da gestão é expandir o Planifica SUS para todas as 22 Regionais de Saúde.

Envelhecimento Saudável é definido pela Organização Mundial da Saúde como o processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar em idade avançada.

É um processo que abrange todo o curso da vida, relevante para todos, e depende da capacidade intrínseca (física e mental) e da capacidade funcional (capacidade intrínseca, ambiente e interações entre ambos) dos indivíduos, elementos esses que sofrem influência de muitos fatores, incluindo alterações fisiológicas e psicológicas subjacentes, comportamentos relacionados à saúde e presença ou ausência de doença.