Ações em todo Paraná marcam do Dia Nacional de Combate à Sífilis 18/10/2019 - 15:30

teste1
A Secretaria da Saúde do Paraná (SESA), com apoio das secretarias municipais de Saúde, realiza hoje (18) a testagem rápida da sífilis em várias cidades do estado. A ação, que acontece em pontos de grande concentração de pessoas, marca o Dia Nacional de Combate à Sífilis.

Desde o início da semana a SESA vem promovendo atividades alusivas a data, como o “Seminário  para Mobilização para Enfrentamento da Sífilis”, com objetivo de atualizar os profissionais da área. O foco do evento, programado nas 22 Regionais de Saúde do Estado,  foi a importância do controle da doença, destacando as medidas preventivas, diagnóstico precoce e tratamento oportuno.

Teste Rápido - Em Curitiba,  o teste rápido para a sífilis acontece durante todo o dia, no centro da cidade, na Boca Maldita. Já a Regional de Saúde de Cornélio Procópio, vai oferecer o teste rápido em todas as unidades de saúde neste sábado (19), durante a campanha de vacinação contra o sarampo.

“O teste rápido da sífilis é ofertado na rotina de todas as Unidades de Saúde e, nestas ações de mobilização, queremos reforçar as medidas de prevenção contra a doença, atingindo um número maior de pessoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“A sífilis é uma doença sexualmente transmissível e todos os parceiros devem estar atentos para evitar a infecção que coloca em risco não apenas a saúde do adulto, como também a do filho durante a gestação”, complementa Beto Preto.

O teste rápido é feito com coleta de amostra de sangue e o resultado sai em 20 minutos. “Outra medida preventiva que orientamos é o uso do preservativo nas relações sexuais”, reforça a chefe da Divisão de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis da SESA, Mara Carmen Franzoloso.

A Secretaria da Saúde do Paraná disponibilizou desde o início do mês de setembro cerca de 2 milhões de preservativos e mais de 20 mil testes rápidos para as Regionais de Saúde.

Certificação - A SESA também lançou nesta semana a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis Congênita para os municípios que atingirem os critérios e indicadores mundiais. A taxa de incidência aceitável em menores de 1 ano é de 0,5 caso para cada 1.000 nascidos vivos. O Paraná já tem 177 municípios que conquistaram a condição.