Atenção à Saúde da População Negra é tema de reunião na Sesa 29/10/2019 - 11:00

consciencianegra

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, recebeu o coordenador da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social do Paraná (Sudis), Denilton Laurindo, para tratar de temas ligados à Atenção da Saúde da População Negra.

 

A Superintendência foi criada este ano, pelo governador Ratinho Júnior. Com estrutura inédita no país, funciona como porta de entrada dos Movimentos Sociais no Estado.

Durante o encontro, o secretário explicou que a Sesa discute neste momento o Plano Estadual de Saúde com ações estratégicas de promoção à saúde da população negra que soma 3,518 milhões de pessoas e corresponde a 31% dos paranaenses . “Uma população que produz efetivamente em nosso Estado e que merece a promoção da saúde integral priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais e a discriminação nas instituições e serviços do SUS”, afirmou Beto Preto.

O coordenador do Sudis destacou que a superintendência promove a ação Diálogos Itinerantes para a realização de diagnóstico de projetos sociais em desenvolvimento no Paraná. “É o primeiro censo social do Estado e para isso contamos com o apoio de todos os órgãos governamentais e a Secretaria da Saúde é importante fonte de dados para este levantamento”, disse Denilton Laurindo.

Novembro é o mês da Consciência Negra no país e várias atividades serão programadas pelo Sudis. A Sesa participará de evento alusivo à data com a participação das Regionais de Saúde. 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra.

Ações - A Secretaria da Saúde do Paraná desenvolve ações dirigidas à população negra e territórios quilombolas com apoio dos municípios. “Temos um incentivo estadual repassado aos municípios que têm essas comunidades. Hoje são 18 cidades recebendo os incentivos que são destinados à promoção da saúde. Em contrapartida, os municípios mantêm agentes comunitários acompanhando diretamente os moradores das comunidades”, explicou Lucimar Godoi, da Divisão de Comunidades Vulneráveis da Sesa.

A estratificação de gestantes negras para acompanhamento da doença genética falciforme é outra ação dirigida da Sesa. A doença é hereditária prevalecente nos negros, com frequências de 6% a 10% desta população. Leva a uma deformação de glóbulos vermelhos e dificulta a circulação sanguínea.

“Logo que a gestante procura o serviço de saúde e se autodeclara negra, preta ou parda, recebe sinalização de risco intermediário e tem tratamento dirigido para prevenção de agravos que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê. Este cuidado ainda se estende a diabetes do tipo II e hipertensão arterial. O atendimento direcionado às gestantes negras acontece nos 399 municípios do Paraná”, relata a técnica da Divisão.

A Atenção à Saúde da População Negra também foi tema de evento no interior do Estado, em Arapongas, no último final de semana com a presença do secretário Beto Preto.

No encontro, que marcou o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme e Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, Beto Preto destacou as ações realizadas pela Sesa em todo Paraná.

Segundo pesquisa do IBGE, 67% da população negra utilizam os serviços do SUS no país.