Banco Mundial aprova investimentos na saúde 07/06/2019 - 10:20

MUNDIAL
Representantes do Banco Mundial aprovaram, nesta quinta-feira, dois projetos da Secretaria da Saúde do Paraná que receberam investimentos da instituição. A Unidade Básica de Saúde construída em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, onde foram aplicados recursos na construção; e o Centro de Excelência e Atenção à Mulher do Hospital do Trabalhador, onde o investimento foi utilizado na aquisição de equipamentos.

Os integrantes do Banco Mundial, Davide Zucchini, Ângela Porto e Tânia Lettieri, receberam explicações da diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes. Segundo ela, os dois projetos são voltados para a linha do cuidado materno-infantil.

“São projetos que se complementam: mostramos o cuidado a toda a família, com vários serviços e ações que atendem principalmente mulheres e crianças, e mostramos o atendimento especializado com foco na gestante de alto risco. Os projetos seguem os objetivos da instituição financeira e da atual gestão do Estado, que tem o olhar voltado para a saúde de forma integral”, afirma Maria Goretti.

Os técnicos do Banco Mundial elogiaram os equipamentos de saúde e participaram de reunião para a discussão de novos projetos de investimento na saúde do Paraná. Foram apresentadas propostas para financiamento de projeto de sistema de gestão de informação e de mudança do perfil assistencial, com meta na redução dos índices de internamento por condições sensíveis à Atenção Primária à Saúde e aumento da cobertura da Saúde da Família.

“O atual governo do Paraná assumiu o compromisso de governar sob a tríade disciplina, planejamento e inovação, entendendo que a Atenção Primária é prioridade da gestão, onde praticamente 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos; por isso nosso cuidado e investimento na área”, explica a diretora.

Participaram da reunião o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak, e os representantes da Secretaria de Planejamento do Paraná, Sônia Maria dos Santos, Lucas Maciel, Tobias Prando e Nestor Bragagnolo.

Banco Mundial - O Banco Mundial, uma agência especializada independente do Sistema das Nações Unidas, é a maior fonte global de assistência para o desenvolvimento, proporcionando empréstimos e doações. O banco é parceiro do Brasil há mais de 60 anos e apóia financiamentos principalmente nas áreas da saúde, gestão pública, infraestrutura, desenvolvimento urbano, educação e meio ambiente.

GALERIA DE IMAGENS