Beto Preto coloca equipe em alerta para evitar que faltem medicamentos 24/07/2020 - 18:29

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, realizou uma reunião de emergência nesta sexta-feira (24) para tratar do estoque de medicamentos e a sua utilização na rede hospitalar durante o final de semana. Um comitê de gerenciamento estará de prontidão, em alerta total acerca de um possível desabastecimento dos insumos.

“Estamos há semanas atuando de forma a otimizar o uso dos medicamentos anestésicos e buscando soluções possíveis. Alertamos o Ministério da Saúde, informamos toda a rede de hospitais sobre a nossa situação”, explicou o secretário estadual, afirmou Beto Preto.

O contingenciamento que está sendo realizado no Estado é devido ao aumento do uso deste tipo de medicação, usado comumente para cirurgias, mas também para a entubação de pacientes internados nas UTIs pelo coronavírus.

A coordenação de Assistência Farmacêutica da Sesa e a direção do Centro de Medicamentos do Paraná, com a supervisão do gabinete do secretário, vão monitorar a situação.

“Os pacientes não param de chegar em condições cada vez mais graves nos hospitais e esse tipo de fármaco é essencial para que o paciente não sofra com o momento da colocação do tubo que vai auxiliar no suporte necessário para a respiração”, completou o secretário.

Os medicamentos que estão contingenciados são: atracúrio, rocurônio, noripinefrima, pancurônio, propofol, cetamina/dextrocetamina, cisatracúrio, fentanila e midazolam. De acordo com os estoques do Cemepar, há quantidade suficiente para poucos dias, caso a demanda siga em crescimento.

“Estamos numa grande articulação com o Ministério da Saúde o reabastecimento do nosso estoque, que deverá ser contemplado nos próximos dias. O Ministério ainda está fazendo uma grande aquisição internacional que de medicamentos, que vai contemplar o Paraná. Este foi um dos pleitos que apresentamos na visita do general Pazuello ontem”, relembrou o secretário.

GALERIA DE IMAGENS

  • Beto Preto coloca equipe em alerta para evitar que faltem medicamentos
    Beto Preto coloca equipe em alerta para evitar que faltem medicamentos
    Beto Preto coloca equipe em alerta para evitar que faltem medicamentos
    Foto: Mônica Candéo Iurk

    Foto: Mônica Candéo Iurk
    Beto Preto coloca equipe em alerta para evitar que faltem medicamentos
    Foto: Mônica Candéo Iurk

    Foto: Mônica Candéo Iurk