Beto Preto conhece ala e equipamento de radioterapia do Hospital Providência em Apucarana 30/12/2019 - 23:00

radioterapia Apucarana
O secretário da Saúde, Beto Preto, visitou nesta segunda-feira (30), a obra de ampliação do Hospital Providência Maternidade Infantil. A ala em construção é para atendimento de pacientes com câncer.

A ala do hospital filantrópico e também um equipamento para radioterapia foram financiados com investimentos das prefeituras de Apucarana e outros municípios vizinhos, do Governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde, da Itaipu Binacional e de um trabalho colaborativo de arrecadação entre a população da região. Beto Preto ressalta a ação conjunta pela melhoria do atendimento à saúde. “O que vemos aqui é a realização de uma vontade coletiva que se transforma em realidade. Estamos rodeados de paredes de dois metros de largura de concreto, onde temos um equipamento de R$ 5 milhões instalado em um prédio de mais R$ 2 milhões. Há 15 meses nada disso existia. ”

O secretário destaca o trabalho realizado pela gestão hospitalar. “É o resultado de um trabalho conjunto entre o poder público e a sociedade civil organizada e, principalmente, a organização filantrópica Hospital da Providência. Todos unidos buscando esse sonho e que agora já é palpável.”

O equipamento de radioterapia será instalado no espaço novo que está em andamento no Hospital Providência em Apucarana. O valor repassado pela Sesa para a aquisição da máquina foi anunciado no pacote de investimentos para instituições filantrópicas. Além da cidade na qual foi prefeito, Beto Preto disse que o tratamento de câncer é destaque nos planos do Governo. “Estamos lutando para melhoria da infraestrutura para atendimento de pacientes de câncer no Estado todo”, comentou.

A diretora-geral do Hospital, irmã Geovana Aparecida Ramos, explicou que o equipamento deverá entrar em funcionamento nos primeiros meses de 2020 e que será um benefício imenso para toda a região. “Não há aparelho similar na nossa região, essa é uma conquista que começou lá atrás, quando o Beto Preto ainda era prefeito e podemos comemorar mais um passo para a melhoria do nosso hospital”, reforçou a diretora.

Durante a visita, o monsenhor Roberto Carrara foi homenageado pelas suas ações feitas ao hospital. O médico Helio Shindy Kissina também acompanhou a visita nesta segunda-feira.

INVESTIMENTOS FILANTRÓPICOS - No início de dezembro a Secretaria de Saúde anunciou R$ 78 milhões em investimentos, entre equipamentos e obras em instituições hospitalares filantrópicas em todo o Estado. O Hospital Providência Maternidade Infantil receberá ao todo R$ 16 milhões para a construção da Maternidade, modernização da UTI NeoNatal, além de parte já repassada para a aquisição do equipamento de radioterapia.

Ao todo foram destinados valores para 41 convênios que contemplam 33 instituições em 29 municípios, incluindo a capital e cidades de todas as macrorregiões paranaenses. O montante é resultado do trabalho de otimização dos recursos pela atual gestão do Governo do Estado.