Beto Preto entrega ambulâncias para renovação da frota do SAMU que atende Apucarana e região 12/01/2020 - 16:30

APUCARANA_ambulancias_imagem

Neste sábado (11), o secretário Beto Preto entregou ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) sede de Apucarana três veículos equipados para suporte à pacientes. Um quarto veículo foi entregue ao prefeito de Apucarana, Junior da Femac, para melhorar a frota de veículos da Autarquia Municipal de Saúde do município. No total, aproximadamente R$ 700 mil foram investidos para substituir  veículos e melhorar o suporte à saúde para a população.

O secretário Beto Preto destaca que o município e o Estado têm avançado muito em relação á saúde. “Em nome do governador Ratinho Júnior, fizemos a entrega de ambulâncias para o serviço de atendimento móvel Samu de Apucarana. Agradeço o apoio da população por mais uma vez estarmos juntos e pela confiança do governador, trazendo recursos federais, estaduais e municipais para a nossa cidade. Dessa forma fazemos a saúde acontecer no Paraná, e o Paraná caminha na saúde”, afirmou.

O município de Apucarana opera com oito ambulâncias no SAMU: quatro delas em circulação e outras quatro na reserva. Com o tempo os veículos se deterioram e sofrem desgastes, desta forma os governos federal e estadual viabilizam a substituição dos veículos equipados para manter o serviço qualificado. Entre os veículos novos de Apucarana está uma ambulância de suporte de vida avançada, que inclui o médico na equipe de urgência e funciona como uma UTI móvel.

SAMU – No Paraná o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está dividido em regiões para integrar e aperfeiçoar o fluxo de pacientes. O serviço é voltado para urgência clínica, como atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos para evitar sofrimento, sequelas ou mesmo a morte. Os serviços de traumas são prestados por outro serviço de urgência, o SIATE. Entre 2010 e 2019 o alcance para atendimentos via Samu aumentou em mais de 100% no Paraná. Uma série histórica levantada pela Sesa mostra que em 2010, apenas 43,83% da população paranaense era atendida pelo serviço. Atualmente 90,25% da população e 85,96% dos municípios do Paraná recebem o atendimento do Samu. Entre janeiro e novembro de 2019 o serviço registrou cerca de 679 mil ligações pelo canal de atendimento 192. A estrutura do serviço é realizada por regiões, visando integrar, hierarquizar e aperfeiçoar o fluxo dos pacientes, buscando uma assistência resolutiva e de qualidade.